Sustentabilidade

Projeto da UE une 7 cidades por soluções circulares de gestão de resíduos

Objetivo do CityLoops é identificar ações e processos eficazes e implementá-los noutras cidades europeias para desenvolver economia circular
Texto
CityLoops
CityLoops

Muitas pessoas não o sabem, mas o lixo orgânico que produzimos diariamente, juntamente com o que provém de locais de construção e demolição, são os principais materiais em circulação dentro das zonas urbanas. Isto tem um impacto ambiental significativo, especialmente nas cidades europeias.

Com o objetivo de colocar as cidades a colaborarem e a criar um sistema circular de materiais, a União Europeia, através do ICLEI – Local Governments for Sustainability, e com financiamento no âmbito do Horizonte 2020, criou o projeto CityLoops que promove a implementação de ações para desenvolver a circularidade na utilização de resíduos.

O projeto, que nasceu em 2019 e que deverá durar até setembro de 2023, juntou Apeldoorn, na Holanda, Bodø, na Noruega, Højebb-Taastrup e Roskilde, na Dinamarca, Mikkeli, na Finlândia, Sevilha, em Espanha, e o Porto, sete cidades-piloto de pequena e média dimensão que devem criar processos variados e facilitar acessos de forma a promover a circularidade de resíduos e começar a dar-se os primeiros passos para se atingir uma economia circular.

O projeto está dividido em três fases: a de preparação que inclui análises e mapeamento de possíveis apoios externos; a de demonstração em que se implementam e testam as soluções; a de replicação em que as medidas da CityLoops são adaptadas a nível regional e continental.

Paralelamente, será também analisada a circularidade de todos os setores, assim como a circularidade urbana.

O Porto, a única cidade portuguesa na CityLoops, participa com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar e valorizar os bio-resíduos, para que consiga ser uma cidade circular até 2030.

Em dezembro de 2021, a cidade do Norte apresentou o concurso FoodLoop, uma das ações de demonstração, que nasce com o objetivo de encontrar ideias e projetos que contribuam para uma transformação do sistema de alimentos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos