Se tens roupas ou têxteis parados em casa que já não usas, podes entregá-los no El Corte Inglês para que tenham uma nova vida. Com este projeto, espera-se produzir cerca de 300 novos artigos com tecido reciclado.
O projeto de economia circular junta o El Corte Inglés à To Be Green, um spin-off da Universidade do Minho. O objetivo é convidar as pessoas a deixarem roupas usadas nas lojas de Lisboa e Vila Nova de Gaia, em contentores próprios para o efeito, que depois serão transformadas em novos produtos.
Para tornar este projeto realidade, a Universidade do Minho e o El Corte Inglés criaram um concurso de Eco Design dirigido aos alunos do último ano de licenciatura do Curso de Design e Marketing de Moda com o objetivo de encontrar a melhor proposta para a produção de aventais.
Os aventais que vão ser criados no âmbito deste projeto de economia circular vão ser usados pelas equipas de restauração do El Corte Inglés.
O projeto inclui ainda o fabrico de mantas a partir dos fios dos têxteis recolhidos que serão depois entregues a várias instituições IPSS. Para tornar esta parte do projeto realidade, participaram também o CITEVE, como centro tecnológico e de investigação e várias empresas da Setor Têxtil e Vestuário (STV) portuguesas.
Este é o terceiro projeto de economia circular criado pelo El Corte Inglés. Em 2022 lançou uma cerveja feita a partir das sobras do pão e, em 2023, desenvolveu um gelado em parceria com a gelataria Nannarella feito com frutas menos bonitas. Ambos os produtos estão à venda nas lojas.