Mobilidade

Critical Techworks desenvolve solução para a BMW no projeto GAIA-X

A empresa tecnológica está a desenvolver uma nova plataforma destinada ao projeto GAIA-X que irá centralizar informação sobre a marca e modelos BMW
Texto
Critical Techworks e o projeto europeu GAIA-X (fotos: divulgação)
Critical Techworks e o projeto europeu GAIA-X (fotos: divulgação)

A Critical Techworks está a desenvolver de raiz a plataforma do Grupo BMW que se irá integrar com o GAIA-X, um projeto digital que tem como objetivo democratizar a partilha de dados na indústria automóvel e em diversas outras do mercado europeu.

A empresa de tecnologia Critical Techworks é uma joint venture entre o Grupo BMW e a Critical Software e está sediada em Lisboa e no Porto. Foi criada em 2018 e já conta com um extenso currículo, com diversas soluções práticas que podemos encontrar atualmente nos modelos da fabricante de automóveis alemã.

Esta plataforma deverá ser simples de utilizar e bastante intuitiva. Através dela, o utilizador poderá consultar dados setoriais, informações sobre os mais variados produtos ou mesmo descobrir as mais variadas pegadas de carbono.

Segundo João Gonçalves, o Chief Technical Titan da Critical TechWorks, "A participação da Critical TechWorks no projeto europeu é bastante gratificante e representa um avanço significativo na indústria automóvel. O desafio será criar a arquitetura da plataforma que irá definir o GAIA-X. No desenvolvimento destas soluções ‘green field’, valorizamos muito o espírito crítico, percebendo de onde vêm as nossas soluções. A tecnologia utilizada é importante, sendo um complemento muito forte na criação destas soluções.

Nos quatro anos de atividade, a Critical já esteve responsável por dezenas de projetos destinados ao Grupo BMW, nas mais variadas áreas de software, desde a aplicação da marca que nos permite estar em contacto com o carro, passando pelas áreas da condução autónoma ou mesmo nas que podem ajudar a melhorar a dinâmica da condução.

Nos escritórios de Lisboa e do Porto, a equipa da Critical está muito próxima da fasquia dos 1400 trabalhadores, um número que espera alcançar até ao final do ano com a contratação de novos engenheiros de software.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias