Atualidade

Afinal, podes estar a arrumar mal a loiça na máquina de lavar

As máquinas de lavar loiça podem poupar-te tempo e dinheiro, mas há que saber utiliza-las
Texto

A máquina de lavar a loiça é um eletrodoméstico que te pode permitir economizar tempo e grandes quantidades de água. Mas será que a estás a colocar a loiça dentro da máquina de lavar da forma mais correta?

Depois de um belo jantar ou grande almoço de fim-de-semana em família, após horas a cozinhar receitas e petiscos, normalmente tem como consequência… isso mesmo, uma montanha de loiça para lavar. Uma máquina de lavar loiça poderá ser a melhor solução e com algum cuidado até podes poupar energia.

Lavar à mão, para além do tempo que vais perder, é muito provavelmente a pior solução já que irás consumir bastante água. Além disso a máquina seca e tudo, portanto não há desperdício de água, nem aquele acumulado de loiça mesmo à tua frente.

lavar louça - away
Arrumar a máquina é quase uma ciência? Talvez não tanto (foto: W. Jacober/Unsplash)

7 dicas para colocar a loiça e utilizar corretamente a máquina de lavar

1. Não faças pré-lavagem manual

Se os pratos tiverem resíduos usa, por exemplo, um único guardanapo usado para ir retirando os excessos de cada prato. O resto a máquina deve ser capaz de eliminar. Se lavas o prato… escusas de o meter na máquina.

2. Utiliza pastilhas ou cápsulas de detergente

As marcas tem investido fortemente na eficácia destes concentrados e a sua utilização é simples, prática e apresenta bons resultados na ação de retirar restos e lavar a loiça. Opta pelas pastilhas de detergente e experimenta várias marcas até ficares satisfeito.

3. Arrumar a loiça corretamente

Em cima deves colocar a loiça como se fizesses uma chaminé. Ou seja as taças atrás viradas para a frente e as da frente viradas para trás, dessa forma a água circula melhor. Já em baixo os pratos devem ficar virados para dentro, para lavarem melhor.

4. Juntar garfos e facas?

Não. Na verdade, se juntares as facas todas no mesmo sitio elas vão provavelmente até “colar” umas com as outras e lavar pior do que se as tiveres colocado alternadas com colheres e garfos. Faz a experiência e compara os resultados.

lavar louça - away
Lavar à mão: água quente (gás ou eletricidade), detergente, luvas, esponja e tempo.. (foto: Freepik)

5. Canecas e copos onde colocar?

Parece que cabe sempre mais um copo, não é? Mas deves ter a certeza se a posição em que colocas o copo permite que água entre para dentro e saia sem problema. Já agora utiliza as prateleiras de cima sempre para copos e canecas e só pratos e talheres em baixo.

6. Tachos e panelas como devem ficar?

Para poupares água e tempo deves colocar tachos e panelas na máquina de lavar e de preferência na prateleira de baixo. Mas… pensa bem se esse tacho ou panela tem as dimensões certas para a máquina ou se sozinho vai ocupar metade da mesma e, com isso, impedir a restante loiça de ficar lavada como deve ser.

7. Devo colocar plásticos na máquina?

Os recipientes tipo Tupperware de plástico não gostam de água quente durante muito tempo. No entanto devem ser bem lavados como a restante loiça. O melhor é verificares o símbolo para perceberes se aqueles que utilizas podem ir à máquina.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente