Atualidade

5 erros ao usar a máquina de lavar loiça que fazem com que percas dinheiro

A máquina de lavar loiça ajuda a poupar dinheiro e água. Mas apenas se a usar corretamente
Texto

Sabias que a máquina de lavar loiça ajuda a economizar água e a poupar dinheiro? Este eletrodoméstico pode ser uma grande ajuda no dia a dia, mas só se a usares corretamente. E há cinco erros que são muito comuns.

A máquina de lavar loiça é um eletrodoméstico muito útil para evitar que pratos, talheres e copos sujos se acumulem na pia. Além de facilitar a tarefa aborrecida de lavar loiça, permite grandes poupanças de água – algumas máquinas usam 10 litros por utilização, o equivalente a ter a torneira aberta por um minuto. Isto, claro, traduz-se em poupanças económicas no final do mês.

Para garantir que há realmente poupanças, é essencial utilizá-la corretamente. A página de TikTok Which? UK pediu a Andrew Laughlin, especialista em máquinas de lavar loiça, para partilhar as cinco coisas que nunca faria à sua máquina.

5 erros comuns que deves evitar na hora de usar a máquina de lavar loiça

1. Passar a loiça por água antes de colocar na máquina

Para tirar os restos de comida, basta apenas passar um guardanapo. O resto da sujidade, a máquina consegue lavar. Passar a loiça por água faz com que se desperdice água e energia.

2. Não fazer a manutenção

A manutenção é essencial para o bom funcionamento, ainda assim há muitas pessoas que acabam por não a fazer. Põe o sal próprio para máquinas e abrilhantador. Não te esqueças de limpar o filtro regularmente e mantém a porta aberta para circular ar e evitar a acumulação de bactérias e o surgimento de bolor.

3. Pôr a loiça de forma aleatória

Não caias na tentação de empilhar a roupa só para que caibam mais coisas. O que vai acontecer é que a loiça não vai ficar bem lavada e vais acabar a repetir a lavagem. Garante que há espaço entre as peças, põe itens maiores atrás e confere se não há nada a impedir que o braço rotativo se movimente livremente.

4. Atenção aos itens que não devem ir para a máquina

Itens de madeira, facas afiadas e panelas e frigideiras antiaderentes não devem ir para máquina de lavar loiça por acabam por se danificar. No final, ficas sem os itens e ainda tens de gastar dinheiro para os substituir.

5. Colocar o detergente no dispensador

É irrelevante onde colocas o detergente, já que ele vai dissolver e lavar a loiça. Basta colocar dentro da máquina.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Borras de café vão ser usadas para dar vida a solos lisboetas
Preço dos combustíveis na próxima semana de 22 a 28 de julho
Projeto português cria vidro que produz eletricidade a partir da luz solar