Atualidade

Medicamentos e condução. Sabes os riscos que corres?

Tens de conduzir, mas precisas tomar medicação? O melhor é estares atento a todos os sinais
Texto

Quando vamos conduzir um veículo, seja um carro, mota, bicicleta ou até trotinente devemos estar 100% na posse das nossas faculdades físicas e mentais. Mas e se tivermos de tomar medicamentos e conduzir, o que fazer?

Se por um lado há medicamentos que não tem qualquer influência na condução, outros há que podem ter graves consequências e outros ainda até podem ser proibidos, mas não vamos falar desses...

medicamentos - away
Medicamentos? Cuidado se fores conduzir (fotomontagem AWAY)

Como saber se um medicamento afeta a condução?

Os medicamentos têm de ter obrigatoriamente varias indicações descritas na posologia sobre qual a sua função, no fundo para que servem, mas também são obrigados a ter descrição sobre possíveis efeitos secundários e é aqui que deves ter especial atenção.

Em Portugal o Infarmed (entidade que gere o medicamento) obriga a que seja explicito se o medicamento pode ou não causar sonolência e se pode ou não afetar a capacidade motora ou mental. E isto, normalmente, está explícito na “bula” do medicamento.

tomar comprimidos - away
Tomar comprimidos (foto: Karolina Grabow/Pexels)

Mas há medicamentos que podem causar mais problemas?

Sim. Os mais conhecidos são talvez para as alergias e deves ler bem as indicações constantes nos mesmos ou, em caso de dúvida, consultar o teu médico ou farmacêutico. (Fica aqui com algumas dicas para te ajudar).

Há ainda alguns medicamentos, como aqueles que são regulares para controlar problemas cardíacos ou tensão arterial que poderão ter contraindicações que deves levar em linha de conta se precisares conduzir.

Mas não só. Deves igualmente ter especial cuidado com medicamentos que ajudam a combater insónias ou para dormir melhor, vários xaropes e gotas (tosse e comichão nos olhos).

polen e alergias - away
Quem sofre de alergias tem de ter cuidado com a condução (fotomontagem Arquivo AWAY)

Mas o que é potencia o risco de tomar comprimidos?

Consumo do álcool normalmente é uma combinação explosiva. Sozinho já o álcool é um problema (e em Portugal tem sido mesmo um problema), mas combinado com alguns medicamentos pode ser um problema ainda maior.

Ou seja, misturas de medicamentos, nunca! A não ser claro, que assim te seja receitado pelo teu médico ou especialista. O facto de a posologia de um medicamento não dizer exatamente que não causa determinado problema, quando o combinas com outro medicamento podem existir complicações inesperadas.

Quem trabalha muitas horas consecutivas ou por turnos, bem como quem já tem alguma idade, poderá ter maior propensão a ficar afetado com ingestão continuada de medicamentos. Em alguns casos porque descansam menos (profissões de desgaste) ou porque deviam mesmo descansar mais (idade ou outras patologias associadas).

álcool - away
Evita ingerir bebidas alcoólicas se conduzires e se tiveres a tomar medicação (foto: Arquivo AWAY)

Quais os sinais que isto pode correr mal?

Se começares a ter problemas de atenção, irritação excessiva ou concentração fica alerta. Atenta aos minímos sinais de sonolência ou inclusive dificuldade de lembrares-te por onde acabas de passar.

Uma travagem mais tardia pode ser sinal que algo não está bem. Esquecer de fazer pisca ou não te lembrares porque viraste em determinada rua são alertas.

E já agora, alerta vermelho são quaisquer sinais de forte indisposição, falta de visão ou coordenação motora. Deves parar de imediato o carro e consulta um médico. Se te parecer grave… pode ser grave, liga saúde 24 ou emergência médica.

medicamentos - away
Cuidado com algum sinal de sonolência (foto: Pexels/Arquivo AWAY)

E se tiveres de tomar medicamentos durante longo tempo?

A pergunta que deves colocar é se precisas mesmo de conduzir? Fala primeiro com o teu médico e diz-lhe em que horários e normalmente durante quanto tempo conduzes. Quem sabe não haverá outras soluções menos problemáticas para o teu dia-a-dia.

Se tiveres de tomar um medicamento que dá sonolência passadas algumas horas (como é o caso de alguns anti-histamínicos) não é bem a mesma coisa que um medicamento que te possa causar sonolência de forma quase imediata.

Tem muito cuidado com efeitos secundários. Se te surge um sintoma que não estava identificado como sinal de alerta no medicamento, o melhor é parares e falares com um médico. Apesar de amplamente testados, os medicamentos podem não ter exatamente o mesmo efeito em todas as pessoas.

medicamentos - away
Estás com sono? Faz uma pausa e pensa no que pode estar a causar (foto: Pexels)

Conselhos finais

Não comas em demasia (até porque a obesidade é um problema adicional que queres evitar) e acima de tudo evita a ingestão de bebidas alcoólicas se fores conduzir.

Tenta descansar entre viagens e quando tomas qualquer medicamento lembra-te que se o estás a tomar é porque provavelmente tens uma patologia que também precisa que tenhas períodos de descanso.

Qualquer dúvida com medicamentos deve apenas falar com o teu médico, farmacêutico, linha saúde 24 ou até podes pedir informação ao Infarmed. A internet pode não ser a tua melhor amiga no que respeita a conselhos de saúde…

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias