Atualidade

Desentupir canos de forma ecológica e eficiente é possível com este produto natural

Experimenta este produto que já tens em casa para desentupir os canos. O ambiente agradece
Texto
Lavatório de cozinha (foto: Taylor Flowe/Unpslash)
Lavatório de cozinha (foto: Taylor Flowe/Unpslash)

Já te aconteceu estares a lavar a loiça e veres que a água não está a descer? Depois de olhares para o ralo, percebes que o problema é muito provavelmente um bloqueia na canalização e se calhar a opção mais óbvia são os químicos agressivos. Mas poderá não ser.

É possível limpares os canos da tua casa de forma mais ecológica e o segredo passa por ir limpando antes de se ter um verdadeiro problema nas mãos, recomenda o site norte-americano House Digest.

Em vez de pegares no desentupidor químico – mais agressivo para a canalização e para o ambiente – experimenta uma solução mais suave e ecológica que usa dois ingredientes que muito provavelmente tens em casa: água oxigenada e bicarbonato de sódio.

A água oxigenada é um produto seguro e acessível, além de não ser corrosiva e ser biodegradável. Ao não colocares químicos agressivos na canalização, estás a evitar que acabem a poluir a água.

O que a água oxigenada faz é dissolver lentamente a sujidade acumulada nos canos.

Para limpares os canos deves começar por tirar a sujidade maior com um desentupidor de borracha e um arama. Depois é colocar uma chávena de bicarbonato de sódio pelo ralo e deixar atuar 10 minutos. Este produto vai funcionar como um ativador para a água oxigenada. Por último, coloca a chávena e água oxigenada.

Não te assustes, a mistura vai borbulhar à medida que o bicarbonato de sódio e a água oxigenada interagem.

Deixa a mistura atuar por entre 8 e 10 horas e depois enxagua o ralo com água muito quente para evitar que fiquem detritos soltos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP. É aqui que vão estar na semana de 17 a 23 de junho
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma
Segurança rodoviária: 9 peças de roupa a evitar quando se está ao volante