Atualidade

Acidente: 5 coisas que deves fazer quando te batem no carro

Um acidente na estrada é sempre desagradável mas convém manter a calma e não esquecer alguns pormenores
Texto
Acidente na A5, Lisboa (foto: Horacio Villalobos/Corbis v/ Getty Images)
Acidente na A5, Lisboa (foto: Horacio Villalobos/Corbis v/ Getty Images)

Bateram-te no carro. O dia pode de imediato ter ficado completamente estragado! Mas vamos aqui ajudar-te com 5 dicas do que deves fazer após um acidente automóvel para assegurar que tudo vai ficar bem.

Antes disso, não te esqueças, se existirem feridos deves contactar o 112 e não tentar prestar auxílio sem falar com os especialistas da linha de assistência.

Já agora fica a saber que se te bateram e fugiram mas viste a matrícula poderás ir ao portal da Autoridade de Supervisão de Seguros (ASF) e verificar a seguradora do proprietário pela matrícula do carro.

autoridades - away
Chama sempre as autoridades quando tiveres um acidente (foto: Arquivo AWAY)

5 dicas que salvam o teu dia quando batem no teu carro

  • Chama a polícia de trânsito e não sais do local sem chegarem as autoridades. Liga, explica o ocorrido, pede para tomarem conta da ocorrência de forma formal e aconselha-te se deves fazer uma queixa contra desconhecido.
  • Sinaliza o acidente, com triângulo, em segurança e aguarda a chegada das autoridades, para poderes recolher toda a informação que irás enviar às seguradoras (à tua e à do visado).
  • Procura testemunhas. Mesmo que tenhas sido tu a ver o ocorrido procura ter várias testemunhas que possam corroborar o que viste. Insiste com as pessoas em redor porque na próxima vez pode acontecer a uma delas…
  • Regista tudo em foto com o telemóvel. Com o teu carro sinalizado e em segurança procura registar tudo, os danos no local, a zona onde ocorreu e todos os pormenores contam. Lembra-te que os telemóveis podem guardar na foto a informação de hora e local da foto, para prova futura.
  • Não entres em pânico! A calma irá permitir-te ultrapassar com mais facilidade este momento.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente