MotoGP: Márquez dá um passo de gigante em Le Mans

Campeão do mundo reforça comando do Mundial com terceira vitória seguida
Texto
Marc Márquez (Lusa)
Marc Márquez (Lusa)

Marc Márquez (Honda) venceu o GP de França de MotoGP e reforçou – e de que maneira – a liderança do Mundial.

O pódio da quinta prova da época ficou completo com Danilo Petrucci (Pramac Ducati) no segundo lugar e Valentino Rossi (Yamaha) no terceiro posto.

O campeão do mundo deu um passo de gigante no caminho da renovação do título, pois a terceira vitória consecutiva de Márquez no campeonato foi complementada com quedas de todos os adversários mais diretos, com exceção para Maverick Viñales (Yamaha) – que é agora o segundo classificado do Mundial.

O espanhol da Honda vinha das vitórias em Austin e em Jerez e com 12 pontos de vantagem sobre Johann Zarco (Tech3 Yamaha), sendo estes seguidos por Viñales, Andrea Iannone (Suzuki), Andrea Dovizioso (Ducati) e Rossi atrás de si na classificação do campeonato.

A corrida de Le Mans acabou por dividir-se em duas direções: Márquez a dirigir-se ao primeiro lugar para igualar Casey Stoner com vitórias na classe rainha; os seus adversários a caírem, pelo outro lado.

Zarco começou logo mal à partida perdendo a pole position para Jorge Lorenzo, que domino as primeiras voltas. O espanhol da Ducati foi depois sendo passado pelos pilotos da frente do Mundial, mas não deixou de chegar ao fim – já outros…

Iannone caiu logo na primeira volta. Dovizioso não demorou muitas mais voltas, já depois de ter sido o primeiro a tirar a liderança a Lorenzo. Atrás do espanhol da Ducati, Márquez e Zarco lutavam pelo segundo lugar – até à queda do francês. O campeão do mundo ficou com a via aberta para discutir o triunfo com Lorenzo – Rossi estava longe e Viñales ainda mais para trás, fora do top 10.

Ainda antes do meio da Corrida, Márquez assume a liderança, que significou também o início da descida de Lorenzo na classificação. Petrucci e Rossi trataram de chegar ao pódio. Vinãles tratou de aproveitar para se chegar o mais que pôde à frente. E acabou por deixar França à frente de Zarco no Mundial – Rossi ficou a dois pontos do francês.

São três Yamaha na perseguição a Márquez, que tem mais 36 pontos do que a melhor delas. E uma grande «queda» de Dovizioso…

Classificação do GP de França de MotoGP:

Classificação do Mundial de MotoGP:

  Piloto Pontos
1 Marc Márquez (Honda) 95
2 Mavercik Viñales (Yamaha) 59
3 Johann Zarco (Tech3 Yamaha) 58
4 Valetino rossi (Yamaha) 56
5 Danilo Petrucci (Pramac Ducati) 54
6 Jack Miller (Pramac Ducati) 49
7 Andrea iannone (Suzuki) 47
8 Cal Crutchlow (LCR Honda) 46
9 Andrea Doviziozo (Ducati) 46
10 Dani Pedrosa (Honda) 29

O Filme da Corrida

O MotoGP prossegue em Mugello no dia 3 de junho com o GO de Itália.
Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Legumes e frutas a estragar? Vê como prolongar a sua vida e evitar que acabem no lixo
Vais para o Algarve? Vê se a tua praia perdeu o selo de 'Qualidade de Ouro'
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável