Mobilidade

Criptomoeda e mobilidade: apresentado veículo elétrico que faz mineração

Triciclo elétrico Daymak Spiritus tem autonomia até 480 km e um sistema próprio para mineração de Bitcoin, Ethereum, entre outras moedas virtuais
Texto

A criptomoeda está a ganhar cada vez mais destaque e, de certa forma, a redefinir a esfera financeira. Não foi à toa que Elon Musk, por um período de tempo, aceitou a moeda virtual para pagar os automóveis Tesla. Agora, a marca canadiana Daymak apresentou um veículo elétrico que tem a particularidade de fazer mineração de moeda virtual quando está estacionado ou a carregar.

O Daymak Spiritus é um triciclo elétrico de dois lugares que não só te pode levar para todo o lado no dia a dia, como também te pode fazer ganhar dinheiro virtual, permitindo fazer mineração através de um sistema próprio. Faz parte da série Avvenire, da Daymak, focada em criar veículos elétricos que vão de bicicletas a pequenas aeronaves.

O veículo inclui o sistema Nebula, disponível num painel dentro do Spiritus, criado de propósito para mineração e gestão de criptomoedas. Enquanto o Spiritus está estacionado ou a carregar, o Nebula Miner pode minerar Bitcoin, Ethereum, Dodge, Cardano e outras. Depois, com o Nebula Wallet, uma aplicação que também está disponível para o telemóvel, é possível recolher os lucros, receber, enviar e acumular moeda virtual.

Fora a mineração, a proposta da Daymak, que ainda está em pré-reserva, surge em duas versões, a Deluxe e a Ultimate. O Spiritus Deluxe atinge 137 km/h, vai dos zero aos 100 km/h em 6,9 segundos e tem uma autonomia para 289 km. O valor anunciado para este modelo de base é de 20,2 mil euros. Já a versão de topo, a Ultimate, chega aos 200 km/h, vai dos zero aos 100 km/h em apenas 1,8 segundos e tem autonomia para 480 km. Esta versão vai estar disponível por 131 mil euros.

As primeiras unidades do Daymak Spiritus começarão a ser entregues em 2023. O que já se sabe é que, de acordo com a marca, o veículo tem tido muita aceitação, havendo já mais de 25 mil reservas.

(Fotos: Captura)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente