Atualidade

Cometa mais estranho de sempre: fenómeno está a levantar dúvidas extraterrestres

Astrofísicos de todo o mundo estão a acompanhar e a debater o mais estranho e controverso cometa de sempre, como explica a TVI
Texto
3I/ATLAS: o fenómeno que está a levantar dúvidas extraterrestres
3I/ATLAS: o fenómeno que está a levantar dúvidas extraterrestres
Terra está a aproximar-se do “caos climático". Crise acelera a um "ritmo alarmante”, diz estudo

A sonda espacial europeia Juice, que está a caminho de Júpiter, vai observar entre domingo e 25 de novembro o cometa interestelar 3I/ATLAS, que pode conter informação sobre outro sistema solar.

Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), é provável que a sonda capte o cometa num estado muito ativo, uma vez que vai observá-lo pouco depois da sua maior aproximação ao Sol, ocorrida esta semana.

Observações anteriores do cometa, detetado pela primeira vez em 01 de julho pelo telescópio ATLAS, no Chile, revelaram uma cauda proeminente e uma nuvem de gás e poeira brilhante envolvendo o núcleo de gelo.

O cometa, com origem fora do Sistema Solar, foi o terceiro do género a ser descoberto, depois de 1I/Oumuamua, em 2017, e 2I/Borisov, em 2019.

Ao contrário dos planetas, luas e asteroides do Sistema Solar, que partilham a mesma origem, objetos interestelares como o cometa 3I/ATLAS são remanescentes de outros sistemas planetários.

A sonda Juice, que tem tecnologia portuguesa, foi lançada para o espaço em abril de 2023 e deverá chegar à órbita de Júpiter em julho de 2031 para estudar o planeta gasoso e três das suas luas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vai haver cortes de luz no domingo em várias zonas do país: eis os locais e os horários
Previsão de chuva forte deixa estes 7 distritos sob aviso. Estas são as horas de maior cuidado
Adeus à ansiedade de autonomia: o novo BYD pode fazer mais de 1000 km sem parar