A próxima semana traz uma ligeira oscilação no preço dos combustíveis, com a gasolina a subir ligeiramente e o gasóleo a manter o seu preço.
O mercado indicava uma descida no preço dos combustíveis, mas parece que tal não vai acontecer. De acordo com a CNN Portugal, a partir da próxima semana, de 16 a 22 de setembro, o preço de venda ao público do gasóleo deve permanecer sem alterações e deverá haver uma subida no preço de venda ao público da gasolina de 0,5 cêntimos por litro (0,005 euros/litro).
Esta oscilação no preço dos combustíveis acontece devido a uma nova atualização da taxa de carbono por parte do governo publicada esta sexta-feira em Diário da República.
Como explica a CNN Portugal, caso esta atualização não tivesse sido feita, a gasolina iria descer 1,5 cêntimos e o gasóleo 1,8 cêntimos.
Esta é a terceira atualização da taxa de carbono, sendo que todas juntas representam um impacto de mais 7,5 cêntimos no preço do gasóleo e 6,9 cêntimos no preço da gasolina.
Preço dos combustíveis esta semana
Em consulta aos dados oficiais da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), podemos verificar que ontem, dia 12 de setembro, o preço médio do gasóleo simples alcançou 1,534 euros/litro e o preço da gasolina simples 95 alcançou 1,646 euros/litro.
Estes preços são referentes a dados fornecidos à DGEG a cerca de 2200 postos de combustível e são uma média que inclui preços praticados com descontos locais, cartões cliente e promoções diversas.
Relembramos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam, tendo apenas que cumprir as obrigações em termos de impostos.
Por isso, recomendamos que verifiques na tua zona quais os melhores preços e não te esqueças de que há várias gasolineiras com preço “low cost” e outras com acordos via cupões, cartões e outros descontos associados que baixam o preço final dos combustíveis.