Energia

2022 trouxe aumentos de mais de 30 cêntimos/litro no preço dos combustíveis

No primeiro trimestre do ano, preço do gasóleo aumentou 37,2 cent/l e da gasolina, 32,7 cent/l comparativamente ao período homónimo
Texto
Combustíveis (Associated Press/Jessica Hill)
Combustíveis (Associated Press/Jessica Hill)

Desde o início do ano que tanto a gasolina como o gasóleo atingiram máximos históricos, chegando a custar mais de 2 euros por litro em algumas zonas do país. Segundo a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro), houve um aumento superior a 30 cêntimos por litro no preço médio de venda ao público [PVP médio] quando comparado com o período homólogo de 2021.

Em comunicado, a Apetro concluiu que, nos primeiros três meses de 2022, o preço da gasolina subiu 32,7 cêntimos/litro (+21,8%) e do gasóleo 37,2 cêntimos/litro (+28.1%) quando comparado com o primeiro trimestre de 2021.

Também face ao trimestre anterior, houve um aumento do PVP médio de 12,4 cêntimos/litro (+7,3%) na gasolina 95 e de 17,6 cêntimos/litro (+11,6%) no gasóleo rodoviário.

De acordo com a associação, a subida do PVP médio da gasolina 95 no primeiro trimestre do ano face ao período anterior deve-se acima de tudo à subida da cotação em 11,4 cêntimos/litro.

Os custos de Armazenagem, Distribuição e Comercialização tiveram uma subida residual e o sobrecusto da incorporação de biocombustível sofreu uma ligeira descida.

No caso do gasóleo, verificou-se que o aumento de preço esteve ligado à subida das cotações em 16,3 cêntimos/litro e do sobrecusto da incorporação de biocombustível em 0,5 cêntimos/litro. Ao contrário do que aconteceu com a gasolina 95, os custos de Armazenagem, Distribuição e Comercialização desceram face ao trimestre anterior.

O GPL Auto também não ficou imune à crise no setor da energia e verificou-se uma subida no primeiro trimestre de 2022 de 3,1 cêntimos/litro (+3,8%) face ao período anterior, e de 17,7 cêntimos/litro (+26,3%) face ao trimestre homólogo.

Já ao nível da carga fiscal, o Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) manteve-se inalterado no caso do GPL Auto e diminuiu na gasolina 95 e no gasóleo graças às medidas criadas pelo Governo para minimizar o impacto das cotações internacionais no preço final dos combustíveis.

No caso do IVA, houve um aumento devido à subida do PVP médio.

A Apetro comparou ainda o PVP médio em Portugal com o de Espanha, concluindo que é superior para a gasolina 95 e gasóleo, uma vez que a carga fiscal também difere entre os dois países da Península Ibérica. O PVP médio do GPL Auto é inferior em Portugal.

Comparando com a média da zona euro, o PVP médio em Portugal é inferior no caso da gasolina 95 e do gasóleo rodoviário e superiores no GPL Auto.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente