Energia

Autovoucher teve 420 mil adesões numa semana e poderá prolongar-se no tempo

O programa Autovoucher credita 20 euros de bónus na conta do consumidor após compras num posto de combustível
Texto
Autovoucher, aproveite o benefício
Autovoucher, aproveite o benefício

O programa Autovoucher registou 420 mil novas adesões desde que na semana passada o Governo anunciou o aumento do apoio de cinco para 20 euros, disse ontem, dia 11 de março, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

“Hoje estão inscritos no Autovoucher mais de dois milhões de pessoas, entre os quais 420 mil que se inscreveram na última semana quando foi anunciado aumento da subsidiação de cinco para 20 euros” referiu António Mendonça Mendes, citado pela Lusa

Questionado sobre a manutenção da medida nos próximos meses e qual o valor que poderá ser devolvido aos consumidores, o governante afirmou que o programa “deverá manter-se enquanto a situação do mercado de combustíveis não estabilizar”, mas não avançou valores, acentuando que “o tempo e a dimensão” do apoio serão avaliados “regularmente”.

Sobre a hipótese de o Autovoucher se manter em abril, o secretário de estado não especificou a metodologia mas referiu que é “muito difícil que no próximo mês não se mantenha essa medida.

Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes

Apesar do elevado número de novas adesões, o secretário de Estado considerou que a dotação orçamental existente para fazer face à medida é suficiente. Em causa está a dotação de 200 milhões de euros para o IVAucher, tendo cerca de 25% deste valor sido absorvidos pelos consumos nos setores mais atingidos pela crise, tendo o restante sido transferido para o Autovoucher.

“Temos margem suficiente para este programa relativo aos combustíveis”, afirmou António Mendonça Mendes.

Estas medidas estão a ser tomadas no seguimento da escalada de preço dos combustíveis prevista para os próximos tempos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal