Energia

Será que o preço dos combustíveis baixou mesmo ontem, como previsto?

A AWAY foi analisar a informação sobre o preço dos combustíveis da ENSE e da DGEG
Texto
combustiveis gasolina gasoleo 1 2022
combustiveis gasolina gasoleo 1 2022

Provavelmente esperaste por segunda-feira para ires abastecer o teu carro e ficaste com algumas dúvidas se o preço dos combustíveis tinha, de facto, reduzido os valores anunciados. A AWAY foi investigar durante todo o dia.

Em Portugal tens três formas de saber o preço dos combustíveis:

A previsão da AWAY. Realizada todas as sextas-feiras. É uma previsão realizada com análise permanente do mercado, acompanhamento de eventos internacionais, consulta informal a postos de combustível de marcas de referência, análise da tendência de cotação do crude e cotação do euro face ao dólar.

A forma prática. Pegas no teu carro e fazes uma ronda pelos principais postos de abastecimento da tua área de residência à sexta-feira. Apontas os preços que te interessam. Voltas lá na segunda-feira, aliás… aconselhamos a que voltes lá na terça-feira. E comparas. Dessa forma sabes exatamente quais foram as alterações e decides em função da tua preferência.

A forma técnica. A AWAY vai ajudar-te nesta.

Ontem ao final do dia fomos consultar duas das entidades referência para o preço dos combustíveis. A Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) e a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). E há diferenças a assinalar.

A ENSE publica um boletim diário que, para além da informação oficial sobre o preço dos combustíveis mostra ainda as componentes de impostos e informa da cotação oficial de comercialização do crude à véspera do Boletim.

Os preços de referência ENSE registaram ontem, segunda-feira, subidas de 3,3 cêntimos/litro na gasolina (1,999 euros/litro) e 0,5 cêntimos por litro no gasóleo (1,891 euros/litro).

Sim, subidas. Confuso?

O preço de referência ou preço base, exclui a componente de distribuição para os pontos de venda e margem de comercialização (variável). Ou seja, o preço de referência dos combustíveis, de acordo com ENSE subiu ontem.

Também em consulta ao Boletim Diário da ENSE é possível verificar que, houve, de facto, uma descida no preço dos combustíveis, mais concretamente no preço médio nacional. A gasolina que se apresentava a dia 24 de junho com um PVP de 2,154 euros/litro, desceu 0,002 (0,2 cêntimos) por litro no dia 27, para um PVP de 2,152 euros.

o gasóleo simples, que estava a dia 24 a custar 2,146 euros/litro, desceu igualmente apenas 0,2 cêntimos por litro.

Mas afinal os combustíveis não desceram?

A Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) tem uma metodologia diferente para fornecer o preço médio de venda dos combustíveis.

Estão disponíveis publicamente os preços médios diários que são apurados com base nos preços comunicados pelos postos de combustível, ponderados com as quantidades vendidas do último período conhecido, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros.

Diariamente está publicada a média referente a mais de 2 mil postos de combustível. É por isso um mecanismo diferente e quiçá aquele que mais assegura proximidade ao que é possível encontrar nos postos de combustível.

Aqui, sim, encontras então a descida de 1 cêntimo por litro na gasolina simples 95 e de 3,3 cêntimos/litro no gasóleo simples

Assim, uma vez mais de acordo com a consulta pública à informação publicada pela DGEG, podemos afirmar que o PVP médio da gasolina passou de 2,111 euros/litro no dia 24 de junho, para 2,101 euros/litro no dia 27 de junho.

Já o gasóleo desceu de 2,099 euros/litro para 2,066 euros/litro no mesmo período.

Esperamos que seja uma ajuda. Mas já sabes: os postos de combustível são livres de praticar o preço de venda pois não há imposição do Governo nesta matéria. É muito provável que nos postos da tua área de residência possam existir promoções especiais ou dias em que seja possível abastecer com vantagens ou descontos adicionais.

Fica atento!

(Fotos: Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias