Energia

Inevitável: Preço da gasolina e do gasóleo volta a subir na próxima semana

Cotação do barril de petróleo está de novo acima dos 120 dólares por barril e os preços vão subir
Texto
Posto de abastecimento combustíveis (Foto: Eric McLean/Pexels)
Posto de abastecimento combustíveis (Foto: Eric McLean/Pexels)

Parece ser inevitável que depois de uma descida durante esta semana, o preço dos combustíveis vai voltar a subir já a partir da próxima segunda-feira dia 28 de março.

Com os dados que temos de momento, avançamos que o preço da gasolina deverá aumentar 9 cêntimos por litro (€0,09/litro) e o preço do gasóleo deverá ter uma subida a rondar os 16 cêntimos por litro (€0,16/litro).

Os valores devem ser considerados ainda de forma provisória, mas foram avançados por fontes do setor ontem ao final do dia. Ainda não apresentam qualquer correção via a nossa estimativa estatística que faremos, como habitualmente, amanhã, sexta-feira dia 25 de março.

A cotação do petróleo

A cotação do Barril de Brent, em comercialização em Londres, mercado de referência aos preços nacionais, tem tido fortes flutuações desde a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Em 2021 o petróleo chegou a comercializar apenas a 60,98 dólares por barril (cerca de metade da cotação de hoje), mas já no decorrer do pico da crise provocada pela Guerra na Ucrânia subiu aos 139,13 dólares por barril.

Ontem, dia 23 de março o barril de Brent fechou a comercializar 121,6 dólares por barril e já hoje de manhã, na abertura arrancou a 121,34 dólares/barril, mantendo, no momento da publicação desta peça, uma tendência ligeira de subida.

Petróleo (Foto: Kamran Jebrelli/Associated Press)

O preço dos combustíveis em Portugal

Dados recolhidos junto da ERSE e da ENSE, no dia 23 de março, revelam um Preço de Venda ao Público de 1,975 euros/litro para a gasolina simples 95 e 1,920 euros/litro para o gasóleo simples.

Por outro lado, a consulta à Informação ao Consumidor de Preço dos Combustíveis, publicada diariamente pela DGEG, revela o preço da gasolina em 1,919 euros/litro e o preço do gasóleo em 1,839 euros/litro. Esta informação é referente aos valores médios obtidos após recolha dos valores de PVP em 2426 e 2439 postos de abastecimento nacionais (respetivamente para gasolina e gasóleo).

Todos os valores referidos foram recolhidos pela AWAY e são válidos à data de 23 de março, após consulta da informação estatística pública, referente ao Preço de Venda ao Público (média nacional), de acordo com a ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), ENSE (Entidade Nacional para o Setor Energético E.P.E.) e DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias