Energia

Gasóleo sobe mais 13,6 cêntimos e gasolina mais 9,3 cêntimos a partir de hoje

AWAY acertou em cheio na previsão do aumento do gasóleo, após aplicação da diminuição do ISP pelo acréscimo de IVA
Texto
Preço dos combustíveis
Preço dos combustíveis

Na passada sexta-feira a AWAY fez a previsão do aumento dos combustíveis, com o gasóleo a subir 16 cêntimos e a gasolina super 95 a subir 13 cêntimos, ainda sem ter os dados referentes à redução de ISP face ao acréscimo de receita de IVA.

De acordo com a nossa previsão e atualizando os valores que o estado determinou, a previsão da AWAY foi certeira no gasóleo, pois se aos 16 cêntimos que estimámos, retirarmos os 2,4 cêntimos, ficamos com o valor de 13,6 cêntimos que hoje se estima.

Já na gasolina a nossa previsão foi mais pessimista e errámos (de acordo com a estimativa de hoje), mas, ainda assim, se retirarmos ao 13 cêntimos da nossa previsão, 1,7 cêntimos, obtemos uma diferença de apenas 2 cêntimos, felizmente a favor dos automobilistas.

Para esta semana, e depois dos cálculos assumidos pelo governo na passada sexta-feira (depois da nossa previsão), o preço por litro do gasóleo deverá subir 13,6 cêntimos e o da gasolina 9,3 cêntimos, segundo contas feitas pela Lusa com base justamente nos números fornecidos pelo Governo para a redução do ISP.

A explicação do governo

Ao final da tarde de sexta-feira o secretário de Estado dos Assuntos Ficais, António Mendonça Mendes, anunciou em conferência de imprensa: “assumindo o pressuposto de que na próxima semana poderá haver um aumento nas bombas de 16 cêntimos por litro de gasóleo e de 11 cêntimos por litro de gasolina” anunciamos uma redução de:

“2,4 cêntimos por litro de gasóleo e 1,7 cêntimos por litro de gasolina.”

É este valor que, de acordo com o governante é integralmente refletido na diminuição [do ISP] que determinaram na sexta-feira para aplicação hoje, dia 14 de março.

Os dados da ENSE e da DGEG

Os dados do boletim diário da ENSE - Entidade Nacional para o Setor Energético, referentes ao dia 11 de março, revelavam um preço médio de venda ao público (PVP) de 1,976 euros/litro na gasolina 95 simples, correspondendo assim ao preço nas bombas a subir para 2,069 euros e o do gasóleo simples previsivelmente a bater os dois euros (2,026 euros/litro), tendo em conta que na sexta-feira o PVP era de 1,89 euros/litro.

Já se considerarmos os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), com que o Governo trabalhou o cenário de evolução dos preços dos combustíveis, o gasóleo simples subirá até aos 1,973 euros por litros – da média de 1,837 euros/litro na sexta-feira –, e a gasolina 95 simples aos 2,032 euros/litro (1,939 euros por litro na sexta-feira).

Os dados referentes a ontem, dia 13 de março, mostram o gasóleo simples a 1,846 euros/litro e a gasolina a 1,946 euros/litro. Atendendo a estes valores poderá ser encontrado gasóleo a partir de 1,859 euros/litro e gasolina a 2,016.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos