Energia

Califórnia quer banir venda de veículos a gasolina e a gasóleo até 2035

Proposta de lei que apenas irá permitir venda de elétricos e híbridos plug-in terá se ser aprovada pela administração Biden
Texto
Veículos na Califórnia (Foto: J. Norries/San Francisco Chronicle via AP)
Veículos na Califórnia (Foto: J. Norries/San Francisco Chronicle via AP)

A partir de 2035, poderá apenas ser possível comprar veículos elétricos ou híbridos plug-in no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. A decisão foi anunciada pouco tempo depois de a União Europeia e uma região na China terem também definido um prazo para acabar com a venda de veículos a combustível fóssil. A administração Biden terá agora de aprovar a nova lei.

O plano do estado americano já tinha sido anunciado em 2020, mas apenas agora o Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia (CARB, na sigla em inglês) votou na nova regra que define um aumento anual no número de veículos sem emissões em circulação já a partir de 2026.

A partir de 2026, 35% dos novos carros vendidos terão de ser elétricos, híbridos plug-in ou a hidrogénio, sendo que a percentagem sobre para 68% em 2030 até chegar aos 100% em 2035.

Veículos elétricos na Califórnia (Foto: Jae C. Hong/AP)

De acordo com o novo projeto de lei, 20% das vendas em 2035 poderão ser de veículos híbridos plug-in. Os veículos, para encaixarem nesta categoria, têm de ter um mínimo de autonomia elétrica de 16,1 km. Nos próximos tempos, esta regra deverá ser alterada de forma a que um veículo apenas seja considerado híbrido plug-in se tiver 80 km de autonomia em modo 100% elétrico.

A Associação Americana de Fabricantes de Combustíveis e Petroquímicos já pediu ao presidente Joe Biden e à Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) para rejeitar o pedido da Califórnia para banir veículos a combustível fóssil.

Durante a presidência de Donald Trump, em 2019, a Califórnia foi proibida de definir limites próprios para as emissões de gases de efeito estufa, sendo que a EPA restaurou a autonomia do estado no início de 2022.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal