A partir de 2035, poderá apenas ser possível comprar veículos elétricos ou híbridos plug-in no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. A decisão foi anunciada pouco tempo depois de a União Europeia e uma região na China terem também definido um prazo para acabar com a venda de veículos a combustível fóssil. A administração Biden terá agora de aprovar a nova lei.
O plano do estado americano já tinha sido anunciado em 2020, mas apenas agora o Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia (CARB, na sigla em inglês) votou na nova regra que define um aumento anual no número de veículos sem emissões em circulação já a partir de 2026.
A partir de 2026, 35% dos novos carros vendidos terão de ser elétricos, híbridos plug-in ou a hidrogénio, sendo que a percentagem sobre para 68% em 2030 até chegar aos 100% em 2035.
De acordo com o novo projeto de lei, 20% das vendas em 2035 poderão ser de veículos híbridos plug-in. Os veículos, para encaixarem nesta categoria, têm de ter um mínimo de autonomia elétrica de 16,1 km. Nos próximos tempos, esta regra deverá ser alterada de forma a que um veículo apenas seja considerado híbrido plug-in se tiver 80 km de autonomia em modo 100% elétrico.
A Associação Americana de Fabricantes de Combustíveis e Petroquímicos já pediu ao presidente Joe Biden e à Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) para rejeitar o pedido da Califórnia para banir veículos a combustível fóssil.
Durante a presidência de Donald Trump, em 2019, a Califórnia foi proibida de definir limites próprios para as emissões de gases de efeito estufa, sendo que a EPA restaurou a autonomia do estado no início de 2022.