Energia

Preço dos combustíveis vai disparar mais 12 cêntimos na próxima semana

Aprovação de pacote de sanções que inclui embargo de petróleo à Rússia provocou maior volatilidade no mercado
Texto
Preço dos combustíveis
Preço dos combustíveis

A partir da próxima segunda-feira, 06 de junho, o preço dos combustíveis deve disparar de forma bastante agressiva se nada de especial ocorrer durante os próximos dois dias. Assim, a previsão da AWAY indica que o preço da gasolina 95 e o preço do gasóleo irão aumentar 12 cêntimos por litro. Esta previsão não inclui os valores de compensação de ISP a anunciar pelo Governo.

Analisando os preços de referência publicados pela Entidade Nacional para o setor energético (ENSE), é possível perceber que o preço de referência (antes da margem bruta), referente à gasolina 95 está hoje em 2,034 euros/litro e o gasóleo simples em 1,813 euros/litro.

Ainda de acordo com os dados públicos da ENSE, o preço médio de venda ao público da gasolina 95, tem vindo a subir desde o dia 09 de maio e apresenta, à data de consulta de hoje, um valor de 2,098 euros por litro, e o preço do gasóleo simples desce ligeiramente desde o dia 03 de maio para 1,873 euros por litro.

Desta forma, se não existir grandes alterações ao valor de compensação do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) ou significativas mudanças na margem bruta (que esta semana até esteve mais baixa), o preço da gasolina e gasóleo, deverá superar os 2 euros por litro em vários postos de abastecimento.

Como fazemos a nossa previsão

Esta previsão (realizada hoje dia 03 de junho 11h30) ainda não inclui os valores de subida ou descida do ISP que ainda não foram anunciados. Foi realizada com acompanhamento diário do mercado, evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor da revenda de combustível.

A cotação do barril de petróleo Brent, no mercado de futuros em Londres, para entrega em agosto, referência ao nosso mercado, fechou ontem, quinta-feira, dia 02 de junho, nos 117,61 dólares por barril e a semana deverá encerrar com forte tendência para a valorização.

A somar a isto o anúncio da aprovação do 6º pacote de sanções à Rússia, que inclui um embargo (parcial) ao petróleo russo tem provocado imensa volatilidade no mercado e muita incerteza sobre o curto-médio prazo.

Recordamos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam (apenas tem que cumprir com obrigações em temos de impostos). Por isso deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras que tem preços “low cost” e outras tem acordos via cupões, cartões e outros descontos associados.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos