Energia

Preço dos combustíveis sobe na próxima semana de 10 a 16 de abril

Preço da gasolina e gasóleo deverão subir respetivamente 2 e 1 cêntimo por litro próxima segunda-feira
Texto
Preço dos combustíveis
Preço dos combustíveis

Páscoa Feliz, mas guarda algumas amêndoas porque vêm aí ligeiro aumento nos combustíveis! Preço dos combustíveis vai subir na próxima segunda-feira com o preço do gasóleo a subir 1 cêntimo e a gasolina a subir 2 cêntimos, em particular devido à valorização do preço do Brent (já com informação desta sexta-feira conforme podes ver abaixo).

A previsão da AWAY para a evolução do preço dos combustíveis a partir da próxima semana de 10 a 16 de abril, aponta para preço de venda ao público do gasóleo simples subir entre 0,5 a 1 cêntimos por litro (até 0,01 euros/litro) e preço de venda ao público da gasolina simples 95 subir entre 1,5 a 2 cêntimos por litro (até 0,02 euros/litro).

Em consulta diária aos dados oficiais da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) podemos verificar que existiu uma tendência diferente ao longo de toda semana, com ontem, dia 06 de abril o preço médio da gasolina simples 95 a alcançar 1,698 euros/litro (subiu 3,4 cêntimos/litro desde o início do mês) e o preço médio do gasóleo simples a alcançar 1,490 por litro (descida ligeira de 1,1 cêntimos/litro desde o início do mês).

Estes preços são referentes a dados fornecidos à DGEG por cerca de 2400 postos de combustível e são uma média que inclui preços praticados com descontos locais, cartões cliente e promoções diversas.

A previsão da AWAY leva em linha de conta a análise à evolução do preço dos produtos refinados no mercado internacional e a valorização semanal do Brent em 6,27% (cotação Brent: 84,89 dólares/barril na abertura da sessão, com máximo de 85,45 dólares/barril esta sexta-feira, dia 7 de abril de 2023, até às 11h00 – fonte OilPrice).

Preço dos combustíveis: como fazemos a nossa previsão

A previsão da AWAY é feita dia 7 de abril de 2023 tendo por base o acompanhamento diário do mercado, a evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor de revenda de combustível.

Relembramos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam, tendo apenas que cumprir as obrigações em termos de imposto.

Assim, deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras com preço “low cost” e outras com acordos via cupões, cartões e outros descontos associados que baixam o preço final dos combustíveis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana, de 15 a 21 de abril
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano