Energia

Preço dos combustíveis para a próxima semana traz subida do gasóleo

Gasolina poderá descer até 1 cêntimo e gasóleo deverá subir 3,5 cêntimos
Texto
Preço dos combustíveis
Preço dos combustíveis

O preço dos combustíveis para a semana de 22 a 28 de agosto irá ter um comportamento oposto. O preço da gasolina simples 95 deverá descer até 1 cêntimo por litro, já o preço do gasóleo simples irá subir até 3,5 cêntimos por litro.

De acordo com a previsão da AWAY a gasolina simples 95 deverá manter a tendência de queda das últimas semanas e deverá descer até 0,01 euros por litro. Já o gasóleo simples, deverá ter uma subida em até 0,035 euros por litro, isto depois de várias semanas em queda.

Em consulta aos dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), hoje dia 19 de agosto, o preço do gasóleo simples a nível nacional apresenta um preço de 1,722 euros por litro (média nacional com descontos aplicados em 2431 postos registados). Já o preço da gasolina simples 95 é de 1,781 euros por litro (média em 2399 postos a nível nacional.

De acordo com a Entidade Nacional para o serviço Energético (ENSE) o preço de referência, antes de lucro e distribuição, situa-se em 1,557 euros por litro na gasolina simples 95 e o preço de referência para o gasóleo simples, situa-se em 1,617 euros por litro.

No entanto, há uma diferença assinalável nestas margens de lucro que na gasolina tem tido variações diárias com sobe e desce desta margem, mas no caso do gasóleo este valor desceu toda a semana.

Para a nossa previsão contabilizamos também a forte tendência de subida do preço do Brent nos últimos dias desta semana (e hoje em particular, de acordo com dados recolhidos junto do OilPrice). Depois de ter chegado a negociar nos 91,5 dólares por barril, no passado dia 17, o Brent está hoje já muito perto dos 98 dólares por barril e não é de esperar grande alívio até ao final da sessão.

Preço dos combustíveis: como fazemos a nossa previsão

A previsão da AWAY é feita dia 19 de agosto tendo por base o acompanhamento diário do mercado, a evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor de revenda de combustível.

Relembramos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam, tendo apenas que cumprir as obrigações em termos de imposto. Assim, deverás sempre vericar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras com preço “low cost” e outras com acordos via cupões, cartões e outros descontos associados que baixam o preço final dos combustíveis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel