Energia

Preço dos combustíveis para a próxima semana de 20 a 26 de fevereiro

Preço do gasóleo deverá subir 2 cêntimos e preço da gasolina deverá aumentar 1 cêntimo por litro
Texto
Preço dos combustíveis
Preço dos combustíveis

O preço dos combustíveis para a próxima semana de 20 a 26 de fevereiro apresenta uma uma tendência de subida, com o preço do gasóleo a subir cerca de 2 cêntimos e a gasolina a aumentar 1 cêntimo por litro.

Assim, de acordo com a previsão da AWAY de evolução do preço dos combustíveis a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de fevereiro, podemos avançar que o preço de venda ao público do gasóleo simples deverá subir até 2 cêntimos por litro (0,02 euros/litro) e o preço de venda ao público da gasolina simples 95 deverá aumentar até 2 cêntimos por litro (0,01 euros/litro).

Em consulta diária aos dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) podemos verificar que a tendência de descida tem sido uma constante durante o mês de novembro, com ontem, dia 16 de fevereiro, o preço médio da gasolina simples 95 a alcançar 1,666 por litro e o preço médio do gasóleo simples a alcançar 1,526 euros por litro.

Estes preços médios são referentes a dados fornecidos à DGEG por mais de 2400 postos a nível nacional e já incluem os preços praticados com descontos, cartões e promoções.

Combustíveis, porque aumentam para a semana?

Esta subida de preço na gasolina e gasóleo é uma reação ao aumento de preço da matéria-prima nos mercados internacionais, mas também leva em linha de conta a subida do Dólar face ao Euro (1 US Dólar equivale 1,07 euros - dados Banco de Portugal).

A cotação do petróleo Brent de referência ao mercado nacional estava hoje dia 17 de fevereiro a cotar 84,60 dólares por barril, uma queda de 3,25% face à cotação média mensal homóloga (dados recolhidos junto de OilPrice).

A previsão do preço dos combustíveis incorpora as medidas de redução fiscal previamente anunciadas pela Governo, como a redução do ISP (equivalente a uma redução do IVA de 23% para 13%), a devolução do adicional de IVA em sede de ISP e a suspensão da taxa de carbono.

Preço dos combustíveis: como fazemos a nossa previsão

A previsão da AWAY é feita dia 17 de fevereiro tendo por base o acompanhamento diário do mercado, a evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor de revenda de combustível.

Relembramos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam, tendo apenas que cumprir as obrigações em termos de imposto.

Assim, deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras com preço “low cost” e outras com acordos via cupões, cartões e outros descontos associados que baixam o preço final dos combustíveis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente