Energia

Preço dos combustíveis para a próxima semana de 16 a 22 de janeiro

Preço do gasóleo poderá fica inalterado ou deverá subir até 1 cêntimo e preço da gasolina deverá subir até 2 cêntimos
Texto
Preço dos combustíveis
Preço dos combustíveis

O preço dos combustíveis para a próxima semana de 16 a 22 de janeiro volta a apresentar uma ligeira tendência de subida no gasóleo e na gasolina. O preço do gasóleo deve subir até 1 cêntimo e o preço da gasolina deverá subir até 2 cêntimos por litro.

Assim, a previsão da AWAY de evolução do preço dos combustíveis a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de janeiro, aponta para preço de venda ao público do gasóleo simples subir até 1 cêntimo por litro (até 0,01 euros/litro), ou até manter-se inalterado, e, o preço de venda ao público da gasolina simples 95 subir entre 1 a 2 cêntimos por litro (até 0,02 euros/litro).

Em consulta diária aos dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) podemos verificar que a tendência durante a semana até foi de descida ligeira (cerca de 2 cêntimos, quer na gasolina quer no gasóleo), com ontem, dia 12 de janeiro o preço médio da gasolina simples 95 a alcançar 1,659 euros/litro e o preço médio do gasóleo simples a alcançar 1,597 euros por litro.

Estes preços são referentes a dados fornecidos à DGEG por mais de 2400 postos de combustível e são uma média que inclui preços praticados com descontos locais, cartões cliente e promoções diversas.

A previsão da AWAY leva em linha de conta o regresso aos ganhos de valorização do Brent em particular no final da semana, com uma valorização de 7,91% nos últimos cinco dias (cotação Brent: 83,91 dólares/barril na abertura da sessão desta sexta-feira, dia 13 de janeiro – fonte OilPrice).

Preço dos combustíveis: como fazemos a nossa previsão

A previsão da AWAY é feita dia 13 de janeiro tendo por base o acompanhamento diário do mercado, a evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor de revenda de combustível.

Relembramos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam, tendo apenas que cumprir as obrigações em termos de imposto.

Assim, deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras com preço “low cost” e outras com acordos via cupões, cartões e outros descontos associados que baixam o preço final dos combustíveis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”