Energia

Preço dos combustíveis para a próxima semana de 12 a 18 de dezembro de 2022

Na próxima segunda-feira o preço dos combustíveis terá mais uma forte descida. Gasóleo desce 10 cêntimos e gasolina desce 8 cêntimos
Texto
Preço dos combustíveis
Preço dos combustíveis

O preço dos combustíveis para a próxima semana de 12 a 18 de dezembro apresenta uma tendência de forte descida. Impulsionado pela descida da cotação do petróleo e desvalorização do dólar, o gasóleo desce até 10 cêntimos e a gasolina desce até 8 cêntimos por litro.

Assim, de acordo com a previsão da AWAY a evolução do preço dos combustíveis a partir da próxima segunda-feira, dia 12 de dezembro, podemos avançar que o preço de venda ao público do gasóleo simples deverá descer entre 8 a 10 cêntimos por litro (até 0,10 euros/litro) e o preço de venda ao público da gasolina simples 95 deverá descer entre 7 a 8 cêntimos por litro (até 0,08 euros/litro).

Em consulta diária aos dados oficiais da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) podemos verificar que durante a semana houve apenas descidas muito suaves, também devido às alterações de ISP que o Governo introduziu, tendo sido registado ontem, dia 8 de dezembro, o preço médio do gasóleo simples 1,647 euros por litro e o preço médio da gasolina simples 95 de 1,655 euros por litro.

Estes preços são referentes a dados fornecidos à DGEG por mais de 2380 postos a nível nacional e já incluem os preços das gasolineiras low cost ou aplicados descontos de cartões e promoções.

A cotação do petróleo Brent esteve em queda durante toda a semana, com a cotação a cinco dias a descer cerca de 9,9% face ao período homólogo e o preço do Brent de referência diário a situar-se abaixo dos 77 dólares por barril (76,97 dólares/barril às 10h15 de dia 09/12/2022 – dados OilPrice). A cotação do dólar estava a 0,94976 euros (dados Banco de Portugal).

Preço dos combustíveis: como fazemos a nossa previsão

A previsão da AWAY é feita dia 09 de dezembro tendo por base o acompanhamento diário do mercado, a evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor de revenda de combustível.

Relembramos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam, tendo apenas que cumprir as obrigações em termos de imposto.

Assim, deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras com preço “low cost” e outras com acordos via cupões, cartões e outros descontos associados que baixam o preço final dos combustíveis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 18 a 24 de março
Funicular da Graça já transporta pessoas e as viagens são gratuitas