Energia

Preço dos combustíveis para a próxima semana 30 de janeiro a 5 de fevereiro

Preço do gasóleo simples deverá aumentar até 2 cêntimos e preço da gasolina 95 deverá subir até 4,5 cêntimos por litro
Texto
Preço dos combustíveis. Bomba de abastecimento (foto: Arquivo/AWAY)
Preço dos combustíveis. Bomba de abastecimento (foto: Arquivo/AWAY)

O preço dos combustíveis para a próxima semana de 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023 mantêm a tendência de subida, com o preço do gasóleo a subir até 2 cêntimos e o preço da gasolina a subir até 4,5 cêntimos por litro.

Assim, a previsão da AWAY de evolução do preço dos combustíveis a partir da próxima segunda-feira, dia 30 de janeiro, aponta para preço de venda ao público do gasóleo simples subir entre 0,5 a 2 cêntimos por litro (até 0,02 euros/litro) e preço de venda ao público da gasolina simples 95 subir entre 3 a 4,5 cêntimo por litro (até 0,045 euros/litro).

Em consulta diária aos dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) podemos verificar que a tendência de subida mantêm-se desde o início do mês, com ontem, dia 26 de janeiro o preço médio da gasolina simples 95 a alcançar 1,710 euros/litro e o preço médio do gasóleo simples a alcançar 1,639 euros por litro.

Estes preços são referentes a dados fornecidos à DGEG por mais de 2410 postos de combustível e são uma média que inclui preços praticados com descontos locais, cartões cliente e promoções diversas.

A previsão da AWAY leva em linha de conta, entre outros fatores como distribuição, refinação e matérias primas, a subida no preço do petróleo (cerca de +2,7% do preço médio de comercialização do petróleo nos últimos 30 dias, com cotação Brent diária: 88,32 dólares/barril às 11h00 de 27 janeiro 2023 – fonte OilPrice).

Preço dos combustíveis: como fazemos a nossa previsão

A previsão da AWAY é feita dia 27 de janeiro de 2023 tendo por base o acompanhamento diário do mercado, a evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor de revenda de combustível.

Relembramos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam, tendo apenas que cumprir as obrigações em termos de imposto.

Assim, deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras com preço “low cost” e outras com acordos via cupões, cartões e outros descontos associados que baixam o preço final dos combustíveis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias