Energia

Preço dos combustíveis para a próxima semana 28 de novembro a 4 de dezembro

Preço do gasóleo continuará mais alto embora desça até 6 cêntimos, já o preço da gasolina deverá descer até 5 cêntimos
Texto
Preço dos combustíveis
Preço dos combustíveis

O preço dos combustíveis para a próxima semana de 28 de novembro a 4 de dezembro apresenta uma vez mais uma tendência de descida, com o preço do gasóleo a descer cerca de 6 cêntimos e a gasolina a descer até 5 cêntimos por litro.

Assim, de acordo com a previsão da AWAY de evolução do preço dos combustíveis a partir da próxima segunda-feira, dia 28 de novembro, podemos avançar que o preço de venda ao público do gasóleo simples deverá descer até cerca de 6 cêntimos por litro (0,06 euros/litro) e o preço de venda ao público da gasolina simples 95 deverá descer até cerca de 5 cêntimos por litro (0,05 euros/litro).

Em consulta diária aos dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) podemos verificar que a tendência de descida tem sido uma constante durante o mês de novembro, com ontem, dia 24 de novembro, o preço médio da gasolina simples 95 a alcançar 1,694 euros por litro e o preço médio do gasóleo simples a alcançar 1,691 euros por litro.

Estes preços médios são referentes a dados fornecidos à DGEG por mais de 2400 postos a nível nacional e já incluem os preços praticados com descontos, cartões e promoções.

Combustíveis, porque descem para a semana?

Esta descida de preço na gasolina e gasóleo é uma reação à descida de preço da matéria prima nos mercados internacionais, mas também leva em linha de conta a desvalorização do Dólar face ao Euro (1 US Dólar equivale 0,96034 euro - dados Banco de Portugal).

A cotação do petróleo Brent de referência ao mercado nacional estava hoje dia 25 de novembro a cotar 86,35 dólares por barril, uma descida de cerca de 8% face à cotação média mensal homóloga (dados recolhidos junto de OilPrice às 13h00).

A previsão do preço dos combustíveis incorpora as medidas de redução fiscal previamente anunciadas pela Governo, como a redução do ISP (equivalente a uma redução do IVA de 23% para 13%), a devolução do adicional de IVA em sede de ISP e a suspensão da taxa de carbono.

O conjunto de medidas de redução de carga fiscal têm um impacto de 32,1 cêntimos por litro no gasóleo e de 27,6 cêntimos por litro na gasolina.

Preço dos combustíveis: como fazemos a nossa previsão

A previsão da AWAY é feita dia 25 de novembro tendo por base o acompanhamento diário do mercado, a evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor de revenda de combustível.

Relembramos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam, tendo apenas que cumprir as obrigações em termos de imposto.

Assim, deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras com preço “low cost” e outras com acordos via cupões, cartões e outros descontos associados que baixam o preço final dos combustíveis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos