Se precisas abastecer o carro convém leres este artigo. Vêm aí uma descida no preço dos combustíveis. Assim, o preço dos combustíveis apresenta uma tendência de descida na próxima segunda-feira com o preço do gasóleo a descer 2 cêntimos e da gasolina a descer 3 cêntimos.
A previsão da AWAY para a evolução do preço dos combustíveis a partir da próxima semana de 3 a 9 de julho, aponta para o preço de venda ao público do gasóleo simples descer entre 1,5 a 2 cêntimos por litro (até 0,02 euros/litro) e o preço de venda ao público da gasolina 95 descer entre 2 a 3 cêntimos por litro (até 0,03 euros/litro).
Em consulta diária aos dados oficiais da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) podemos verificar que existiu uma tendência diferente ao longo de toda semana, com ontem, dia 29 de junho o preço médio da gasolina simples 95 a alcançar 1,670 euros/litro e o preço médio do gasóleo simples a alcançar 1,500 euros/litro. Isto corresponde a uma descida média semanal de 1,2 cêntimos por litro na gasolina e de uma subida média 1,8 cêntimos por litro no gasóleo.
Estes preços são referentes a dados fornecidos à DGEG por cerca de 2400 postos de combustível e são uma média que inclui preços praticados com descontos locais, cartões cliente e promoções diversas.
Preço dos combustíveis: como fazemos a nossa previsão
A previsão da AWAY é feita dia 30 de junho de 2023 tendo por base o acompanhamento diário do mercado, a evolução do preço do Brent (ganhos ligeiros inferiores a 1% nos últimos cinco dias, com cotação diária na abertura da sessão de 74,33 dólares/barril – fonte OilPrice), análise de tendência e consulta privada a fontes do setor de revenda de combustível. Esta semana ainda não há indicação das alterações à taxa de ISP ou de carbono para o próximo mês.
Relembramos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam, tendo apenas que cumprir as obrigações em termos de impostos.
Assim, deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras com preço “low cost” e outras com acordos via cupões, cartões e outros descontos associados que baixam o preço final dos combustíveis.