Energia

Preço dos combustíveis: gasolina e gasóleo descem dia 11 de julho

O preço do gasóleo deverá ter uma descida até 7 cêntimos por litro e a gasolina até 8 cêntimos por litro na próxima semana
Texto
Combustíveis (Foto: F. Agustein/AP)
Combustíveis (Foto: F. Agustein/AP)

O preço dos combustíveis terá mais um alívio na próxima segunda-feira, com o gasóleo a ter um comportamento similar à passada semana e descer 7 cêntimos por litro, mas a gasolina a descer mais com previsão até 8 cêntimos por litro.

A previsão da AWAY, para a semana de 11 a 17 de julho, já tem incorporado o desconto em sede de Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), anunciado pelo Governo, bem como não incorpora a aplicação da taxa de carbono.

De acordo com a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), os últimos dados disponíveis (à data de 07 de julho de 2022), revelam que o gasóleo simples apresentava um preço médio de 1,977 euros/litro (média em 2428 postos de abastecimento) e a gasolina simples 95 apresentava o preço médio de 2,073 euros/litro (média em 2418 postos de abastecimento).

O que contribui para a descida do preço dos combustíveis?

Esta semana o petróleo até esteve a negociar abaixo dos 100 dólares por litro, mas a tendência hoje (dia 08 de julho) é de fecho ligeiramente acima (dados OilPrice), por isso a nossa previsão não aponta uma descida maior.

Por outro lado, como sublinhou o Financial Times há dois dias, o dólar tem estado a ganhar terreno ao Euro e até ao yen, e, apesar da baixa de cotação do petróleo esta possível paridade pode complicar as contas ao “valor real” do petróleo.

Também há receios dos investidores para o que possa acontecer uma vez que a Rússia tem ameaçado a Europa com fortes restrições no fornecimento de gás natural que podem complicar a situação energética após o verão.

Combustíveis: Como fazemos a nossa previsão?

Esta previsão (realizada hoje dia 08 de julho) foi realizada com acompanhamento diário do mercado, evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor da revenda de combustível.

Recordamos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam (apenas tem que cumprir com obrigações em temos de impostos). Por isso deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras que tem preços “low cost” e outras tem acordos via cupões, cartões e outros descontos associados.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias