Energia

Preço dos combustíveis: gasolina acelera 9 cêntimos, gasóleo abranda

A previsão da AWAY para a próxima semana coloca o PVP da gasolina 95 novamente a superar os 2 euros por litro
Texto
Preço dos combustíveis
Preço dos combustíveis

A partir da próxima segunda-feira, 23 de maio, a tendência verificada no preço dos combustíveis no início desta semana deverá inverter-se. Assim, a previsão da AWAY indica que o preço da gasolina 95 aumenta até 9 cêntimos por litro e o preço do gasóleo simples poderá descer 1 cêntimo por litro. Esta previsão não inclui os valores de compensação de ISP a anunciar pelo Governo.

Analisando os preços de referência publicados pela Entidade Nacional para o setor energético (ENSE), é possível perceber que o preço de referência (antes da margem bruta), referente à gasolina 95 está hoje em 1,855 euros/litro e o gasóleo simples em 1,601 euros/litro.

Ainda de acordo com os dados públicos da ENSE, o preço médio de venda ao público da gasolina 95, tem vindo a subir nos últimos cinco dias e apresenta, à data de consulta de hoje, um valor de 2,008 euros por litro, e o preço do gasóleo simples 1,869 euros por litro.

Desta forma, se não existir grandes alterações ao valor de compensação do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) ou significativas mudanças na margem bruta, o preço da gasolina, deverá superar os 2 euros por litro em vários postos de abastecimento.

Cotação do petróleo mantêm-se acima de 110 dólares/barril

A cotação do barril de petróleo Brent, no mercado de futuros em Londres, referência ao nosso mercado, fechou ontem, quinta-feira, dia 19 de maio, acima de 112 dólares por barril e assim se manteve durante toda a manhã de hoje.

Analistas da Lipow Oil, citados pela Reuters, alertam para a tendência de “extrema volatilidade do mercado”, com o mercado “a reagir praticamente de hora a hora de acordo com várias notícias”.

A expetativa com o que poderá acontecer em Xangai devido à Covid-19, com potencial alívio de restrições a partir de 1 de junho, anima os investidores, face à importância do maior mercado importador internacional de petróleo.

As medidas anunciadas pela Comissão Europeia, de banir o petróleo russo, ainda não tem data certa de implementação, mas o certo é que têm sido capazes de manter os atuais preços de negociação.

Como fazemos a nossa previsão

Esta previsão (realizada hoje dia 20 de maio as 12h30) ainda não inclui os valores de subida ou descida do ISP que ainda não foram anunciados. Foi realizada com acompanhamento diário do mercado, evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor da revenda de combustível.

Recordamos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam (apenas tem que cumprir com obrigações em temos de impostos). Por isso deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras que tem preços “low cost” e outras tem acordos via cupões, cartões e outros descontos associados.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”