Energia

Preço dos combustíveis: gasóleo avança 3 cêntimos, gasolina sobe 2 cêntimos

A previsão da AWAY para a próxima semana indica subida do preço dos combustíveis
Texto
Preço dos combustíveis
Preço dos combustíveis

A partir da próxima segunda-feira, 30 de maio, a tendência no preço dos combustíveis será de subida. Assim, a previsão da AWAY indica que o preço da gasolina 95 aumenta até 2 cêntimos por litro e o preço do gasóleo simples poderá subir 3 cêntimos por litro. Esta previsão não inclui os valores de compensação de ISP a anunciar pelo Governo.

Analisando os preços de referência publicados pela Entidade Nacional para o setor energético (ENSE), é possível perceber que o preço de referência (antes da margem bruta), referente à gasolina 95 está hoje em 1,933 euros/litro e o gasóleo simples em 1,707 euros/litro.

Ainda de acordo com os dados públicos da ENSE, o preço médio de venda ao público da gasolina 95, tem vindo a subir nos últimos cinco dias e apresenta, à data de consulta de hoje, um valor de 2,072 euros por litro, e o preço do gasóleo simples 1,840 euros por litro.

Desta forma, se não existir grandes alterações ao valor de compensação do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) ou significativas mudanças na margem bruta, o preço da gasolina, deverá manter-se em uma média acima de 2 euros por litro em vários postos de abastecimento.

Combustíveis (Foto: JF Badias/AP)

Cotação do petróleo subiu até perto dos 118 dólares/barril

A cotação do barril de petróleo Brent, no mercado de futuros em Londres, referência ao nosso mercado, fechou ontem, quinta-feira, dia 26 de maio, nos 117,40 por barril e a flutuação têm sido mínima (às 12h00 de hoje, dia 27 de maio, a cotação é de 117,23 dólares por barril).

Continua a tendência de “extrema volatilidade do mercado” e vários analistas citados pela Reuters indicam que a semana poderá terminar com ganhos superiores a 5%.

Várias contrariedades estão a provocar incertezas no mercado petrolífero. Por um lado, na Europa, a Hungria continua a negar a possibilidade de avançar para um embargo total do petróleo russo e na China os avanços e recuos no isolamento devido a nova vaga de Covid-19 impedem estimativas corretas sobre consumo.

Como fazemos a nossa previsão

Esta previsão (realizada hoje dia 27 de maio as 12h00) ainda não inclui os valores de subida ou descida do ISP que ainda não foram anunciados. Foi realizada com acompanhamento diário do mercado, evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor da revenda de combustível.

Recordamos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam (apenas tem que cumprir com obrigações em temos de impostos). Por isso deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras que tem preços “low cost” e outras tem acordos via cupões, cartões e outros descontos associados.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos