Energia

Preço dos combustíveis desce na próxima semana de 8 a 14 de maio

Preço da gasolina poderá descer 5 cêntimos e gasóleo deverá descer 6 cêntimos por litro na próxima segunda-feira
Texto
Preço dos combustíveis
Preço dos combustíveis

Precisas de atestar o carro? Espera por segunda-feira! O preço dos combustíveis vai descer na próxima segunda-feira 8 de maio, com o gasóleo a descer 6 cêntimos e a gasolina a descer 5 cêntimos, em particular devido à desvalorização do preço do Brent.

A previsão da AWAY para a evolução do preço dos combustíveis a partir da próxima semana de 8 a 14 de maio, aponta para preço de venda ao público do gasóleo simples descer entre 5 a 6 cêntimos por litro (até 0,06 euros/litro) e preço de venda ao público da gasolina simples 95 descer entre 4,5 a 5 cêntimos por litro (até 0,05 euros/litro).

Em consulta diária aos dados oficiais da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) podemos verificar que existiu uma tendência diferente ao longo de toda semana, com ontem, dia 04 de maio o preço médio da gasolina simples 95 a alcançar 1,657 euros/litro (descida de 2 cêntimos/litro desde o início do mês) e o preço médio do gasóleo simples a alcançar 1,448 por litro (descida de 6 cêntimos/litro desde o início do mês).

Estes preços são referentes a dados fornecidos à DGEG por cerca de 2400 postos de combustível e são uma média que inclui preços praticados com descontos locais, cartões cliente e promoções diversas.

A previsão da AWAY leva em linha de conta a análise à evolução do preço dos produtos refinados no mercado internacional e a desvalorização mensal do Brent em 12,48% (cotação Brent: 72,69 dólares/barril na abertura da sessão, com máximo de 74,27 dólares/barril esta sexta-feira, dia 5 de maio de 2023, até às 12h00 – fonte OilPrice).

Preço dos combustíveis: como fazemos a nossa previsão

A previsão da AWAY é feita dia 5 de maio de 2023 tendo por base o acompanhamento diário do mercado, a evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor de revenda de combustível.

Relembramos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam, tendo apenas que cumprir as obrigações em termos de imposto.

Assim, deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras com preço “low cost” e outras com acordos via cupões, cartões e outros descontos associados que baixam o preço final dos combustíveis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos