Energia

Preço dos combustíveis continua em queda na segunda quinzena de agosto

Gasolina e gasóleo deverão descer, respetivamente, 2,5 e 4 cêntimos por litro a partir da próxima segunda-feira, 15 de agosto
Texto
Preço dos combustíveis
Preço dos combustíveis

Combustíveis continuam em rota de descida no preço médio a nível nacional e na próxima semana são esperadas novas reduções, com o gasóleo a descer até 4 cêntimos e a gasolina até dois cêntimos e meio por litro.

De acordo com a previsão da AWAY a gasolina simples 95 deverá ter uma descida inferior que se irá situar em até 2,5 cêntimos por litro (0,025 euros/litro), à descida verificada pelo gasóleo simples que poderá sofrer uma queda de até 4 cêntimos por litro (0,04 euros/litro).

A confirmar-se esta previsão serão os valores de venda ao público mais baixos desde fevereiro (dados ENSE),.

Em consulta aos dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) o preço médio do gasóleo simples a nível nacional tem vindo a descer toda a semana, encontrando-se hoje, dia 12 de agosto em 1,735 euros/litro (média já com descontos aplicados em cerca de 2430 postos de abastecimento).

a gasolina simples 95 encontra-se hoje, em média, a 1,794 euros/litro (média em 2421 postos a nível nacional).

O preço de venda ao público, sem descontos de operadoras, indicado pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), coloca hoje a gasolina simples 95 em 1,863 euros/litro e o gasóleo simples em 1,822 euros/litro.

Porque desce o preço dos combustíveis?

O alívio que tem sido sentido nas últimas semanas deve-se por um lado à queda do valor do Brent, valor de comercialização do petróleo de referência na Europa, que está abaixo dos 100 dólares por barril (dia 12 de agosto, às 12h00 estava a comercializar a 98 dólares por barril).

De acordo com a Bloomberg, esta queda tem igualmente em linha de conta a estabilização, em baixa, dos valores de refinação e um arrefecimento no valor da matéria prima, mas também é de realçar a menor valorização do dólar (que este ano já chegou a estar em paridade com o Euro) e os receios de uma potencial retração da economia a nível mundial (recessão é cada vez mais palavra de ordem).

Mas há que ter cuidado com euforias pois é bom recordar que o petróleo está cerca de 40 dólares acima do valor que era comercializado há um ano (dados OilPrice).

Preço dos combustíveis: como fazemos a nossa previsão

A previsão da AWAY é feita dia 12 de agosto tendo por base o acompanhamento diário do mercado, a evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor de revenda de combustível.

Relembramos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam, tendo apenas que cumprir as obrigações em termos de imposto. Assim, deverás sempre vericar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras com preço “low cost” e outras com acordos via cupões, cartões e outros descontos associados que baixam o preço final dos combustíveis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano