O preço dos combustíveis terá um alívio na próxima segunda-feira, em especial com a previsão de uma forte descida no preço do gasóleo, de até 9 cêntimos por litro, e uma descida mais ligeira na gasolina, entre 1 a 3 cêntimos por litro.
A previsão da AWAY tem esta semana já incorporado o desconto em sede de Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), anunciado pelo governo, bem como a não aplicação da taxa de carbono.
De acordo com a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), os últimos dados disponíveis (à data de 30 de junho de 2022), revelam que o gasóleo simples apresentava o preço médio de 2,062 euros/litro (média em 2.427 postos de abastecimento) e a gasolina simples 95 tinha o preço médio de 2,101 euros/litro (média em 2.417 postos de abastecimento).
Vê também: o que podemos esperar para os próximos tempos?
O que contribui para a descida do preço dos combustíveis?
A contribuir para os valores de descida está a cotação em baixa do petróleo (fechou ontem abaixo dos 110 dólares por barril), em especial com o resultado do mês de junho que mostra a primeira descida face ao período homólogo em oito meses (desde novembro 2021).
De acordo com a Reuters, os investidores estão a mostrar-se mais prudentes e há eventualmente menos especulação até com o receio de uma recessão a nível mundial, provocada pelas consequências económicas e energéticas da Guerra na Ucrânia.
Carros novos a gasóleo e gasolina têm os dias contados
Como fazemos a nossa previsão
Esta previsão (realizada hoje dia 01 de julho) foi realizada com acompanhamento diário do mercado, evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor da revenda de combustível.
Recordamos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam (apenas tem que cumprir com obrigações em temos de impostos). Por isso deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras que tem preços “low cost” e outras tem acordos via cupões, cartões e outros descontos associados.