Energia

Preço dos combustíveis com forte descida no gasóleo e ligeira na gasolina

O preço do gasóleo deverá descer até 9 cêntimos por litro e a gasolina até 3 cêntimos por litro na próxima semana
Texto
combustiveis gasolina gasoleo 2 2022
combustiveis gasolina gasoleo 2 2022

O preço dos combustíveis terá um alívio na próxima segunda-feira, em especial com a previsão de uma forte descida no preço do gasóleo, de até 9 cêntimos por litro, e uma descida mais ligeira na gasolina, entre 1 a 3 cêntimos por litro.

A previsão da AWAY tem esta semana já incorporado o desconto em sede de Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), anunciado pelo governo, bem como a não aplicação da taxa de carbono.

De acordo com a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), os últimos dados disponíveis (à data de 30 de junho de 2022), revelam que o gasóleo simples apresentava o preço médio de 2,062 euros/litro (média em 2.427 postos de abastecimento) e a gasolina simples 95 tinha o preço médio de 2,101 euros/litro (média em 2.417 postos de abastecimento).

O que contribui para a descida do preço dos combustíveis?

A contribuir para os valores de descida está a cotação em baixa do petróleo (fechou ontem abaixo dos 110 dólares por barril), em especial com o resultado do mês de junho que mostra a primeira descida face ao período homólogo em oito meses (desde novembro 2021).

De acordo com a Reuters, os investidores estão a mostrar-se mais prudentes e há eventualmente menos especulação até com o receio de uma recessão a nível mundial, provocada pelas consequências económicas e energéticas da Guerra na Ucrânia.

Como fazemos a nossa previsão

Esta previsão (realizada hoje dia 01 de julho) foi realizada com acompanhamento diário do mercado, evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor da revenda de combustível.

Recordamos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam (apenas tem que cumprir com obrigações em temos de impostos). Por isso deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras que tem preços “low cost” e outras tem acordos via cupões, cartões e outros descontos associados.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano