Energia

Preço dos combustíveis com descida na gasolina e gasóleo até final do mês

Petróleo perto de 100 dólares por barril e descida no preço das matérias primas ajudam na quebra de preço nos combustíveis
Texto
Preço dos combustíveis
Preço dos combustíveis

Preço dos combustíveis terá um forte alívio na próxima segunda-feira, com o preço do gasóleo e o preço da gasolina a manterem a tendência de descida. Assim, a AWAY prevê que a gasolina simples 95 vá descer 4 cêntimos por litro (0,04 euros) e o gasóleo simples poderá descer 5 cêntimos por litro (0,05 euros).

A contribuir para esta previsão de descida está a manutenção do preço médio do crude ligeiramente acima dos 100 dólares por barril e uma redução no preço das matérias primas a nível internacional.

A previsão da AWAY, para a semana de 25 a 31 de julho, já tem incorporado o desconto em sede de Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), anunciado pelo Governo, e mantêm a não aplicação da taxa de carbono.

De acordo com a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), os últimos dados disponíveis (à data de 22 de julho de 2022), revelam que o gasóleo simples apresentava um preço médio de 1,910 euros/litro (média em 2419 postos de abastecimento) e a gasolina simples 95 apresentava o preço médio de 1,96 euros/litro (média em 2411 postos de abastecimento).

A evolução do preço dos combustíveis

A confirmar-se esta previsão o preço da gasolina simples 95 irá atingir o patamar mais baixo desde 10 de maio, altura em que comercializava a 1,966 euros/litro. Já o preço do gasóleo, e, uma vez mais a confirmar-se a nossa previsão, irá atingir o valor mais baixo desde 6 de julho.

dólar continua a ganhar terreno ao Euro e o espetro de uma possível recessão económica continua no ar. No entanto, nos EUA o preço da gasolina voltou a baixar dos 4 dólares por galão, depois de ter chegado a superar os 5 dólares no início do mês de julho.

Ver também: Rússia poderá estar a contornar sanções ao petróleo

Combustíveis: Como fazemos a nossa previsão?

Esta previsão é realizada dia  22 de julho, e tem em conta o acompanhamento diário do mercado, evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor da revenda de combustível.

Recordamos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam (apenas tem que cumprir com obrigações em temos de impostos). Por isso deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras que tem preços “low cost” e outras tem acordos via cupões, cartões e outros descontos associados.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos