Esta semana arranca com uma subida nos preços dos combustíveis. Tanto o gasóleo como a gasolina ficam mais caros a partir desta segunda-feira. Por isso, se não abasteceste no fim de semana, prepara-te para sentir algum impacto na carteira.
Como o ECO avançou na sexta-feira, a evolução do preço dos combustíveis entre 11 e 17 de novembro aponta para um aumento do preço de venda ao público do gasóleo em 2,5 cêntimos por litro (0,025 euros/litro) e uma subida da gasolina no mesmo valor, 2,5 cêntimos por litro (0,025 euros/litro).
Consultando os dados oficiais da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), verificamos que, na passada quinta-feira, dia 7 de novembro, o preço médio do gasóleo simples alcançou 1,557 euros/litro e o da gasolina simples 95 chegou aos 1,677 euros/litro.
Estes valores refletem uma média com base nos dados de cerca de 2200 postos de combustível, incluindo preços com descontos locais, cartões cliente e promoções variadas.
Lembramos que os postos de combustível têm liberdade para definir os seus preços, desde que cumpram as obrigações fiscais.
Recomendamos que consultes os preços na tua zona, já que várias gasolineiras oferecem opções “low cost” e descontos através de cupões, cartões ou outras parcerias, que podem reduzir o preço final dos combustíveis.