Energia

Já não bastava luz e gás, preço dos combustíveis sobe na próxima semana

Gasóleo deverá subir 3 cêntimos e gasolina deve subir 2 cêntimos para a semana de 3 a 9 de outubro
Texto
Combustíveis
Combustíveis

O preço dos combustíveis para a próxima semana de 3 a 9 de outubro deverá ser de subida, ligeiramente mais acentuada no gasóleo do que na gasolina. Será um mês de outubro complicado com o preço da eletricidade e gás também a subirem.

Assim, de acordo com a previsão da AWAY de evolução do preço dos combustíveis para a próxima semana, podemos avançar de que o preço de venda ao público do gasóleo simples deverá subir até 3 cêntimos por litro (0,03 €/litro) e o preço da gasolina simples deverá subir até 2 cêntimos por litro (0,02 €/litro).

Em consulta diária aos dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) podemos verificar que o gasóleo registou ontem, dia 29 de setembro, o preço médio de 1,735 euros por litro e o preço médio da gasolina simples 95 registou uma média de 1,683 euros por litro.

Preço do gasóleo deverá manter-se, em média, mais de 5 a 7 cêntimos acima do preço da gasolina.

Estes preços médios são referentes a dados recolhidos pela DGEG em mais de 2400 postos de combustível a nível nacional e, neste preço médio, são levados em linha de conta os preços praticados já com descontos.

A influenciar a subida do preço dos combustíveis está a cotação do petróleo, que se mantêm em valores perto dos 88 dólares por barril (dados OilPrice recolhidos esta manhã, dia 30 de setembro) e o preço da matéria refinada, conforme dados recolhidos junto de distribuidores do mercado. O mercado norte-americano está igualmente a pressionar com o presidente Joe Biden a deixar vários alertas às gasolineiras.

Preço dos combustíveis: como fazemos a nossa previsão

A previsão da AWAY é feita dia 30 de setembro tendo por base o acompanhamento diário do mercado, a evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor de revenda de combustível.

Relembramos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam, tendo apenas que cumprir as obrigações em termos de imposto.

Assim, deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras com preço “low cost” e outras com acordos via cupões, cartões e outros descontos associados que baixam o preço final dos combustíveis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal