Energia

Gasolina desce 15,5 cêntimos e gasóleo desce 14,2 cêntimos esta segunda-feira

Governo anunciou a previsão de descida do preço dos combustíveis na semana de 2 a 8 de maio resultado da redução do ISP
Texto
Posto de combustíveis (Unsplash)
Posto de combustíveis (Unsplash)

A partir de segunda-feira, dia 2 de maio, a gasolina deverá baixar 15,5 cêntimos e o gasóleo 14,2 cêntimos, indicou o Ministério das Finanças na sexta-feira, dia 29 de abril. Esta descida no preço dos combustíveis deve-se à redução do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) num valor equivalente à descida do IVA para 13% anunciada pelo Governo.

O Governo irá também manter ao longo da próxima semana, o desconto de 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e de 3,7 cêntimos por litro de gasolina que resulta do mecanismo que reduz no ISP o acréscimo de receita do IVA resultante do aumento do preço dos combustíveis lançado em março.

O Ministério das Finanças assinala que o ISP continuará a ser revisto semanalmente, de forma a que se continue a verificar a devolução da eventual receita extraordinária do IVA por via do ISP, “sendo o mecanismo agora adaptado por forma a refletir a redução da carga fiscal concretizada a 2 de maio”.

As duas medidas – redução das taxas unitárias de ISP para o equivalente a uma taxa de IVA de 13% e o mecanismo semanal de revisão deste imposto – são cumulativas”, assinala o ministério liderado por Fernando Medina.

O Ministério das Finanças adianta que o valor da redução da carga fiscal agora implementada para o mês de maio “será revisto para o mês de junho”, de forma a continuar a replicar o impacto que resultaria de uma diminuição da taxa do IVA de 23% para 13%, tendo em conta preços atualizados.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias