Energia

Combustíveis em Portugal: gasolina acima e gasóleo abaixo da média europeia

Boletim oficial da União Europeia compara o preço médio dos combustíveis em 27 países europeus
Texto
Preço dos combustíveis na Europa (Foto: John Thys/GettyImages)
Preço dos combustíveis na Europa (Foto: John Thys/GettyImages)

Preço dos combustíveis continua a descer em Portugal revelando um maior alívio em agosto talvez até maior do que o esperado, devido à boa conjetura da cotação do petróleo. Mas ainda é preciso cautela, pois os preços mantêm-se bastante altos.

De acordo com mais recente boletim semanal de análise do preço dos combustíveis a nível europeu (dados registados em média de 8 a 14 de agosto, pelo "Weekly Oil Bulletin"), há boas e más notícias para o consumidor e automobilista português, em comparação com a média dos 27 países europeus analisados.

O relatório publicado no dia 15 revela que Portugal apresenta na gasolina 95 um preço médio de 1,787 euros por litro, 0,0123 euros acima da média europeia, que foi no mesmo período de 1,775 euros por litro.

Já o preço médio do gasóleo simples em Portugal foi de 1,729 euros/litro, inferior em 0,075 euros à média de 1,804 registada na Europa.

Na Europa a 27 (importante porque exclui, por exemplo a Noruega que tem preços bastante altos) o preço máximo da gasolina registou-se na Finlândia com 2,122 euros por litro. Já no que respeita ao gasóleo são os suecos que pagam mais caro, com 2,259 euros por litro.

Por outro lado, os campeões dos preços baixos, são, os condutores de malta onde é possível abastecer gasolina 95 e gasóleo simples, respetivamente, apenas com 1,340 euros e 1,210 euros por litro.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano