Energia

AUTOvoucher reembolsou 22,7 milhões de euros em março. Ainda estás a tempo de usufruir

O valor pago através do AUTOvoucher desde o dia 04 de março é superior ao total desde novembro passado
Texto
Autovoucher, aproveite o benefício
Autovoucher, aproveite o benefício

O valor dos reembolsos pagos aos consumidores desde que no dia 04 de março foi anunciado que o apoio deste mês é de 20 euros ascendeu a 22,7 milhões de euros (ME) revelou hoje o Ministério das Finanças.

Os 22.721.570 euros pagos este mês representam quase metade do total dos reembolsos efetuados desde que o AUTOvoucher entrou em vigor, em novembro do ano passado, cujo valor ascende a 49.522.555 euros.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério das Finanças, aderiram até agora ao AUTOvoucher 2.422.012 contribuintes, dos quais quase 820 mil se inscreverem a partir de 04 de março, data em que o Governo anunciou que o apoio mensal de 10 cêntimos para um limite de 50 litros de combustível (equivalente a cinco euros) ia ser aumentado em março para 40 cêntimos por litro de combustível até ao limite de 50 litros (equivalente a 20 euros).

A subida do valor reembolsado em março resulta também da forma como o AUTOvoucher foi desenhado, na medida em que está previsto que, caso o consumidor não faça qualquer abastecimento num mês, o apoio previsto ‘deslize’ e acumule com o valor do(s) mês(es) seguinte(s).

Assim, na prática, quem apenas em março se registou na plataforma do IVAucher para aderir ao AUTOvoucher, conseguiu recuperar o valor do apoio desde novembro e que consiste em cinco euros mensais desde daí até fevereiro, a que se somaram 20 euros em março.

Esta foi uma das medidas adotadas pelo Governo para mitigar o impacto da subida dos combustíveis que se acentuou após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Como vais receber os vinte euros ?

Os vinte euros que o governo irá devolver desse consumo no posto de combustível serão creditados na tua conta logo após o primeiro abastecimento, mesmo que este seja de apenas um litro, a título de exemplo.

Se estiveres inscrito no IVAucher não necessitas de voltar a inscrever-se para o AUTOvoucher, pois basta dar o seu número de contribuinte.

Aliás, nem precisa de número de contribuinte, basta pagar com o cartão multibanco que tiveres associado à tua conta no portal das finanças para o processo ficar validado. O processo é automático e o governo credita o dinheiro na tua conta num prazo até 72 horas.

Adesão ao Autovoucher simplificada

Em resumo: basta aderires ao AUTOvoucher no site/plataforma do governo e pagar com o teu cartão multibanco que esteja associado ao teu número de contribuinte, em qualquer posto de combustível aderente e imediatamente (passado um dia ou dois) poderás receber 20 euros, a título extraordinário, em março.

Vê abaixo os postos aderentes ao AUTOvoucher:

 

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”