O Passe Ferroviário Verde está diferente e mais barato. A partir de segunda-feira, 21 de outubro, entrou em vigor um novo passe para andar de comboio em Portugal. Custa 20 euros e pode ser usado nos serviços regionais, inter-regionais e para viagens em segunda classe nos intercidades. Além disso, pode também ser usado em alguns comboios urbanos.
O novo passe é carregado no cartão CP e custa 20 euros, válido por 30 dias consecutivos. Quem quiser, pode comprar para 60 dias ou 90 dias e, nesse caso, passa a custar 40 euros e 60 euros, respetivamente.
Como é explicado na reportagem do Jornal Nacional, o Passe Ferroviário Verde é válido para os comboios regionais e inter-regionais e para viagens em segunda-classe nos intercidades, sendo que neste caso é essencial reservar o lugar – a antecedência para a reserva é de no máximo 24 horas, explica a CP na sua página.
Este passe pode ser usado também em alguns serviços urbanos – nas zonas que não estão cobertas pelos passes Navegante ou Andante. Isto quer dizer que é válido nos comboios urbanos em Coimbra e em algumas linhas em Lisboa e no Porto.
O Passe Ferroviário Verde não pode ser usado no serviço Alfa Pendular, Internacional Celta e em viagens em primeira classe.
Como aceder ao Passe Ferroviário Verde
O Passe Ferroviário Verde é válido na CP para residentes em Portugal e pode ser adquirido em qualquer dia do mês.
É carregado no Cartão CP e este carregamento deve ser feito nas bilheteiras CP ou nas novas máquinas de venda automáticas instaladas nas estações da Área Metropolitana de Lisboa.
Se não tens Cartão CP, podes fazer o seu pedido numa bilheteira e custa 6 euros. Se fores até à Estação de Lisboa Santa Apolónia, poderás fazer o pedido de emissão urgente que custa 12 euros e fica pronto no dia útil seguinte ao pedido.
Como utilizar o Passe Ferroviário Verde
De acordo com a CP, o Passe Ferroviário Verde permite viajar em qualquer percurso nos seguintes comboios:
• Intercidades (em 2ª classe, mediante reserva de lugar antecipada, obrigatória e gratuita)
• Comboios Regionais
• Comboios InterRegionais (em 2ª classe)
• Comboios Urbanos de Coimbra
• Comboios Urbanos de Lisboa (nos percursos não abrangidos por passe intermodal metropolitano):
- Carregado/Azambuja
• Comboios Urbanos do Porto (nos percursos não abrangidos por passe intermodal metropolitano):
- Vila das Aves/Guimarães
- Paredes/Marco de Canaveses
- Paramos/Aveiro
No caso do Intercidades, é obrigatório fazer a reserva de lugar antecipadamente e a reserva de lugar pode ser feita com antecedência máxima de 24 horas. Neste momento, a reserva pode ser feita na bilheteira online, nas bilheteiras físicas e ainda nas novas Máquinas de Venda Automática instaladas na Área Metropolitana de Lisboa. Em breve, será possível também marcar lugar na aplicação da CP.
Caso não seja feita a reserva de lugar, o cliente será considerado como viajando sem título de transporte e terá de pagar coima.
É permitido reservar lugar para duas viagens distintas por dia.
A reserva de lugar não pode ser trocada por outro dia ou hora, mas é possível anular até 15 minutos antes da partida do comboio da estação de reserva.