Mobilidade

Salvador Caetano e Stadler vão produzir comboios em Ovar

Acordo entre a Salvador Caetano e a Stadler permite desenvolver um projeto industrial para produção de comboios
Texto
Sede da Salvador Caetano (foto: Salvador Caetano)
Sede da Salvador Caetano (foto: Salvador Caetano)

A Salvador Caetano está a entrar no setor ferroviário e vai ajudar a impulsionar a indústria em Portugal. A empresa nacional fez um acordo com a Stadler, fabricante suíço de equipamentos ferroviários, com vista a desenvolver um projeto industrial, em Ovar, para fabrico de comboios.

Esta aliança nasce com o objetivo de avançar com a construção de 117 comboios para a CP – Comboios de Portugal, previstos no âmbito do concurso público lançado em 2021. Este investimento vai ser complementado com a construção de uma oficina de manutenção em Guifões.

Comboio da CP - AWAY
Acordo vai produzir comboios da CP (foto: AWAY/DR)

Em comunicado, as empresas assumem interesses mútuos na mobilidade, referindo que consideram a indústria ferroviária como fundamental para ajudar a atingir os objetivos de descarbonização estabelecidos pela União Europeia.

Além disso, salientam a importância do acordo para impulsionar a indústria ferroviária em Portugal, que atualmente não tem nenhuma fábrica de comboios.

Com este acordo, a Stadler, que tem contratos de fornecimento com a CP, o Metropolitano de Lisboa e a Medway, está a consolidar a sua presença em Portugal.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Ex-refinaria de petróleo transforma-se em parque sustentável
Radares da PSP. Vê aqui todas as localizações para o mês de junho
Autocarro a hidrogénio na Califórnia promete 644 km de autonomia