Atualidade

Greve nos comboios está de volta. Paragens entre 30 de maio e 1 de junho

A greve na CP no dia 31 de maio causa fortes perturbações já a partir de 30 de maio
Texto
Comboios da CP parados na Gare de St. Apolónia (foto: AWAY/DR)
Comboios da CP parados na Gare de St. Apolónia (foto: AWAY/DR)

Se achavas que depois dos anunciados acordos entre sindicatos e administração da empresa CP iriam terminar as greves nos comboios, estás enganado. Amanhã, dia 31 de maio há greve nos comboios e a circulação irá sofrer perturbações já entre hoje, 30 de maio e até quarta-feira 1 de junho.

Os sindicatos SFRECI, SINFA e SNTSF marcaram greve para o período compreendido entre as 00:00 e as 23:59 do dia 31 de maio o que tem implicação direta em grande parte da circulação rodoviária logo a partir de hoje, dia 30 de maio e prolongar-se-á até dia 1 de junho.

Ainda assim, ontem a meio da tarde, o Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos para a greve na CP. Na quarta-feira vão ter de ser assegurados 30% de serviços mínimos nos comboios urbanos e regionais, bem como 25% nos trajetos e serviços de longo curso. A CP tinha proposto um cumprimento de 50% e 75% de serviços mínimos, recusados pelo tribunal.

A CP - Comboios de Portugal informa que os clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar, poderão solicitar o reembolso do valor do bilhete ou trocá-lo gratuitamente, devendo dirigir-se às bilheteiras ou realizar a operação em myCP, na área dos bilhetes. Os clientes têm ainda um prazo de até 10 dias para solicitar o reembolso através de um formulário online.

As razões apontadas para greve, de acordo com comunicado citado pela Lusa, são a reabertura do processo negociação, o aumento dos salários que reponha o poder de compra perdido, a valorização das carreiras profissionais, a contratação de trabalhadores e contra a destruição de postos de trabalho e o cumprimento do acordo de 22 de julho de 2018, referente às funções em Agente Único.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana