A partir de hoje, dia 3, e até 8 de janeiro, são esperadas perturbações na circulação de comboios da CP. Os maquinistas vão estar em greve com o objetivo de reclamar melhores condições de trabalho, aumentos salariais e valorização da carreira.
De acordo com o Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), que convocou a paralisação, o maior impacto será sentido a partir das 00h de dia 4 de janeiro e até às 24h de dia 5, altura em que haverá greve a todo o trabalho.
Já do dia 3 de janeiro a 8 de janeiro, os trabalhadores das categorias representadas pelo SMAQ farão greve à prestação de trabalho suplementar e trabalho em dia de descanso.
A CP – Comboios de Portugal referiu em comunicado que estão previstas perturbações na circulação com forte impacto entre o final do dia 3 de janeiro e o início de 6 de janeiro.
Dos sete dias de greves, apenas haverá serviços mínimos para dias 4 e 5 de janeiro. É possível consultar no site da empresa de transportes que comboios deverão circular.
Será possível pedir o reembolso no valor total do bilhete adquirido para viagens nos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, ou "a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe".
Entrada em 2023 pode trazer passe único de 49 euros mensais para comboios
O sindicato está disponível em negociar um acordo com a CP, caso apresentem propostas e soluções que vão ao encontro do esperado.
É de recordar que os trabalhadores da CP estiveram em greve nos últimos dias de 2022, 23, 25 e 26 de dezembro. Também no dia 1 de janeiro de 2023 houve uma paralisação que afetou a circulação de comboios a nível nacional.