Atualidade

Prepara-te, greve de comboios da CP afeta circulação entre 3 e 8 de janeiro

Haverá greve a todo o trabalho, ao trabalho suplementar e em dia de descanso. Serviços mínimos apenas para dias 4 e 5 de janeiro
Texto
Greve na CP (Foto: Nelso Silva/Flickr)
Greve na CP (Foto: Nelso Silva/Flickr)

A partir de hoje, dia 3, e até 8 de janeiro, são esperadas perturbações na circulação de comboios da CP. Os maquinistas vão estar em greve com o objetivo de reclamar melhores condições de trabalho, aumentos salariais e valorização da carreira.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), que convocou a paralisação, o maior impacto será sentido a partir das 00h de dia 4 de janeiro e até às 24h de dia 5, altura em que haverá greve a todo o trabalho.

CP comboios de Portugal - AWAY
Nova greve arranca na primeira semana de janeiro (Foto: Matt Hintsa/Flickr)

Já do dia 3 de janeiro a 8 de janeiro, os trabalhadores das categorias representadas pelo SMAQ farão greve à prestação de trabalho suplementar e trabalho em dia de descanso.

A CP – Comboios de Portugal referiu em comunicado que estão previstas perturbações na circulação com forte impacto entre o final do dia 3 de janeiro e o início de 6 de janeiro.

Dos sete dias de greves, apenas haverá serviços mínimos para dias 4 e 5 de janeiro. É possível consultar no site da empresa de transportes que comboios deverão circular.

Será possível pedir o reembolso no valor total do bilhete adquirido para viagens nos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, ou "a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe".

O sindicato está disponível em negociar um acordo com a CP, caso apresentem propostas e soluções que vão ao encontro do esperado.

É de recordar que os trabalhadores da CP estiveram em greve nos últimos dias de 2022, 23, 25 e 26 de dezembro. Também no dia 1 de janeiro de 2023 houve uma paralisação que afetou a circulação de comboios a nível nacional.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente