Sustentabilidade

Portugal lidera na Missão de Adaptação às Alterações climáticas

País com o maior número de signatários da missão para apoiar regiões na transformação para a resiliência climática
Texto
Alterações climáticas (Foto: A. Penner/AP)
Alterações climáticas (Foto: A. Penner/AP)

São no total 48 os municípios, comunidades intermunicipais e regiões portuguesas que vão participar na Missão da União Europeia de Adaptação às Alterações climáticas. Portugal é o país com o maior número de participantes numa missão com um total de 303 signatários.

A Missão Adaptação às Alterações Climáticas tem como objetivo apoiar regiões e comunidades na aceleração da sua transformação para a resiliência climática até 2030, de modo a preparar e gerir melhor os riscos climáticos, bem como desenvolver soluções inovadoras para um mundo mais sustentável.

Alterações climáticas (Foto: Matt Palmer/Unsplash)
Alterações climáticas (Foto: Matt Palmer/Unsplash)

De forma a estreitar a cooperação entre esta comunidade “verde”, vai ser lançada uma plataforma que visa promover a formação e dar apoio técnico aos participantes.

A Missão Clima da União Europeia também financia projetos de inovação e investigação no âmbito do Horizonte Europa, com um total de 370 milhões de euros para o período 2021-23.

Os projetos ajudarão a traçar orientações para reconstruir melhor áreas afetadas por eventos climáticos extremos, bem como explorar tipos de agricultura resilientes ao clima ou projetar uma cidade para resistir a inundações ou ondas de calor.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos