Atualidade

Temperaturas podem ultrapassar os 40 graus este fim-de-semana

Aviso amarelo para quinta e sexta-feira em praticamente todo o país
Texto
Altas temperaturas (Foto: Unsplash)
Altas temperaturas (Foto: Unsplash)

As temperaturas vão subir em Portugal continental, podendo atingir mais de 40 graus Celsius já a partir desta quinta-feira, dia 7 de junho e prolongar-se até ao fim-de-semana.

De acordo com informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Portugal continental está sob aviso amarelo praticamente em todo o país, exceto ainda o distrito de Faro.

Para os próximos dias as temperaturas mínimas deverão situar-se entre os 15 e 20 graus Celsius e as máximas deverão variar entre os 35 e os 40 graus. Apesar desta previsão é ainda expectável que no Vale do Tejo, interior do Alentejo, Algarve e sotavento Algarvio se registem então temperaturas a superar os 40 graus.

Recomendações da DGS para o tempo quente

Por causa do tempo quente a Direção Geral de Saúde (DGS) aconselha a ingestão de água ou sumos de fruta natural, sem açúcar e sugere evitar o consumo de bebidas alcóolicas.

A exposição direta e prolongada ao sol é também de evitar, em especial entre as 11h e as 17h, horário em que normalmente há maior incidênca de calor.

A DGS acrescenta ainda que devem ser evitadas atividades desportivas e de lazer no exterior que obriguem a esforços físicos e que devem ser escolhidas as horas de menor calor para viajar de carro.

Acrescentamos nós na AWAY que deves ter particular cuidado com as roupas que vestes (mais leves) e que, se circulares de bicicleta, assegura-te que levas água e fazes pausas na tua jornada.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano