Atualidade

Se fores pedalar de bicicleta cuidado com o vento forte esta semana

Atenção às condições atmosféricas nos próximos dias e circula com a máxima prudência
Texto
Andar de bicicleta com vento
Andar de bicicleta com vento

Se andaste na rua nas últimas horas por certo já te deparaste com uma ligeira corrente de ar… Bem, não é ligeira como já percebeste e terás de ter cuidado, pois a previsão para os próximos dois dias é mesmo de vento forte no litoral e nas terras altas.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os 10 distritos do litoral de Portugal continental estão hoje, segunda-feira, dia 18 de abril, com aviso amarelo devido ao vento e na terça-feira junta-se o mesmo aviso, mas por causa da ondulação. Estas condições podem prolongar-se até quarta-feira.

Por isso e antes de mais, deverás ter o máximo cuidado se circulares a pé, ou de bicicleta, junto a zonas costeiras ou em estradas com pouco abrigo.

Toma especial cuidado com o vento se andares de bicicleta

Vento forte nos distritos do litoral

Para os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa o aviso amarelo (emitido pelo IPMA) está em vigor desde as 15:00 de hoje e as 00:00 de quarta-feira, atendendo à previsão de vento forte, temporariamente com rajadas da ordem de 70 quilómetros por hora (km/h).

Já mais a Sul, nos distritos de Setúbal, Beja e Faro, o aviso de vento é válido entre as 21:00 de hoje e as 00:00 de quarta-feira.

Evita as zonas costeiras devido à previsão de ondulação forte

Ondulação forte até quarta-feira

Devido à ondulação, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros de altura significativa, estarão sob aviso amarelo os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa, entre as 00:00 de terça-feira e as 06:00 de quarta-feira.

Este aviso para a ondulação prolonga-se das 12:00 de terça-feira e as 15:00 de quarta-feira, nos distritos de distritos de Setúbal, Beja e Faro.

(Fotos: D. Onishchenko, M. Bender e Rayson T./Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente