Sustentabilidade

Seca severa ou extrema afeta mais de 90% do território nacional

Situação meteorológica tem vindo a agravar-se, sem chuva à vista. 2021/2022 é, até ao momento, o ano hidrológico mais seco
Texto

A situação de seca meteorológica em Portugal voltou a agravar-se. O tema está na ordem do dia e hoje a CNN Portugal mostrou o mapa com a situação do país (vídeo de abertura).

De acordo com dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), mais de 90% do território estava em seca severa ou extrema no dia 15 de fevereiro.

No último boletim de seca, divulgado dia 21 de fevereiro, é referido que a percentagem de água no solo é inferior ao dito normal, sendo que 38,6% do território nacional encontra-se em seca extrema, 52,2% em seca severa e 9,2% em seca moderada.

De acordo com o mesmo documento, as regiões Nordeste e Sul são as mais afetadas, com locais a terem danos permanentes devido à falta de água.

O IPMA refere que até ao final de fevereiro não se espera que chova de forma significativa e a temperatura do ar terá valores superiores ao normal em todo o território, com especial foco no interior Centro e Sul.

Tendo apenas chovido nos dias 13 e 15 de fevereiro, o IPMA refere que a quantidade de precipitação até 15 de fevereiro corresponde a apenas 7% do valor normal no período 1971-2000.

Até ao momento, e comparando com outros anos de seca meteorológica, 2021/2022 tem sido o ano hidrológico mais seco.

Face a este problema, os ministros da Agricultura de Portugal e Espanha apresentaram à Comissão Europeia um conjunto de medidas para tentar mitigar os efeitos da seca na Península Ibérica.

Já no início de fevereiro, o Governo português definiu uma cota mínima em cinco barragens e restringiu o seu uso para a produção de eletricidade e rega agrícola.

(Vídeo: CNN Portugal/Todos os direitos reservados - Fotos: Nuno Veiga/Lusa e Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias