O novo cinto de segurança multiadaptativo da Volvo Cars, o primeiro do mundo capaz de se ajustar em tempo real a cada pessoa e a cada situação de condução, acaba de ser reconhecido pela revista TIME como uma das Melhores Invenções de 2025.
A lista anual da TIME reúne 300 inovações que estão a transformar o quotidiano e, pelo segundo ano consecutivo, a Volvo Cars integra esta seleção, destacando-se pelos seus mais recentes avanços em segurança automóvel.
Desenvolvido para proteger ainda melhor os ocupantes, o novo cinto multiadaptativo, que beneficia de atualizações de software over-the-air, utiliza sensores interiores e exteriores para se ajustar automaticamente às condições de condução e ao perfil de cada passageiro, considerando altura, peso, forma corporal e posição do assento.
Na prática, o sistema ajusta a força do cinto conforme o ocupante e a gravidade do acidente: um passageiro de maior porte, por exemplo, num impacto grave recebe uma carga mais elevada para reduzir o risco de lesões na cabeça, enquanto um ocupante de menor porte num acidente mais ligeiro tem a carga reduzida, minimizando o risco de fraturas nas costelas.
"Estamos orgulhosos de ver o nosso cinto de segurança multiadaptativo reconhecido pela TIME como uma das invenções mais importantes do ano. Com o cinto de segurança multiadaptativo no próximo EX60, estamos a aproveitar dados em tempo real para nos adaptarmos à situação e à pessoa que o usa — proporcionando uma proteção mais inteligente e personalizada que pode ajudar a reduzir lesões", afirma Åsa Haglund, diretora do Volvo Cars Safety Centre.
Esta inovação marca um novo capítulo na história da segurança automóvel — talvez o mais importante desde 1959, ano em que a Volvo inventou o cinto de três pontos e abriu a patente a toda a indústria.
O novo sistema fará a sua estreia no Volvo EX60, o próximo SUV totalmente elétrico da marca a ser lançado já em janeiro de 2026, e representa uma evolução sem precedentes de uma das mais essenciais ferramentas de proteção na estrada.
Tal como há 65 anos, quando a Volvo partilhou livremente a sua invenção para salvar vidas, também agora esta tecnologia será disponibilizada sem patente exclusiva, reafirmando o compromisso da marca com a segurança de todos.
Desenvolvido no Volvo Cars Safety Centre, em Gotemburgo — laboratório que acaba de celebrar 25 anos de investigação em colisões reais — o cinto multiadaptativo resulta de mais de cinco décadas de estudo e de uma base de dados única, com informação de mais de 80.000 ocupantes envolvidos em acidentes reais.
É esta riqueza de dados que permite à Volvo simular, prever e responder a cenários de impacto extremamente complexos, indo muito além dos requisitos legais.
O novo cinto faz parte de um ecossistema de segurança totalmente integrado, que articula airbags, sistemas de deteção de ocupantes e assistentes de condução, criando uma proteção contínua e dinâmica. Graças às atualizações de software over-the-air, esta tecnologia continuará a evoluir, tornando-se cada vez mais inteligente e eficaz ao longo do tempo.