Sustentabilidade

COP26: ou agimos em prol do ambiente ou enfrentamos as consequências

Al Gore mostrou-se satisfeito com os compromissos feitos na cimeira, mas lembrou que não se ultrapassa a crise climática sem empenho de todos
Al Gore na COP26
Al Gore na COP26
PUB

Al Gore, o antigo vice-presidente americano e candidato à presidência, marcou presença na Cimeira do Clima COP26, em Glasgow, onde congratulou os progressos já alcançados no combate às alterações climáticas, mas deixou o alerta de que a batalha está longe de ser vencida.

O antigo candidato, que chegou a ser eleito em 2000, lembrou os presentes que temos as ferramentas para vencer esta crise e que é importante que as promessas que estão a ser feitas não sejam vãs.

PUB
Al Gore, antigo vice-presidente americano
PUB

Não podemos declarar já vitória, sabemos que já fizemos progressos, mas estamos ainda longe dos objetivos que temos de alcançar”, alertou Al Gore.

Índia compromete-se com neutralidade carbónica em 2070

Al Gore acrescentou que é crucial que mais países e organizações se comprometam com as zero emissões, uma vez que só assim será possível controlar a crise climática que piora “mais depressa do que conseguimos implementar soluções”.

Há cada vez mais pessoas a pedir mudanças. Al Gore felicitou os jovens ativistas que têm exigido que os governantes ajam para travar a crise e lembrou que os legisladores devem traduzir a vontade das pessoas em soluções eficazes.

PUB
Brasil compromete-se com fim de desflorestação

Temos de deixar para traz o período de atrasos, distrações e conveniências, reconhecer que entrámos no período das consequências e torna-lo no período das soluções”, disse o antigo vice-presidente.

Al Gore foi dos primeiros líderes a alertar para o aquecimento global. Quando, em 2006, lançou o documentário Uma Verdade Inconveniente, muita gente ignorou o alerta.

Ainda assim, o vice-presidente americano da administração de Bill Clinton ganhou o Prémio Nobel da Paz, em 2007, pelo esforço em educar o mundo para uma questão que foi ignorada durante muito tempo e que depressa se tornou um verdadeiro problema para o planeta.

(Fotos: Cristi Goia/Unsplash, UNFCC/Flickr e Seb Daly/Collision via Sportsfile)

Continuar a ler
Home
Fantástico
Vídeo: O Renault 4L do futuro é elétrico e voa!
Away
Biocombustíveis: depois do milho e girassol, agora os insetos
Energia
Gasolina desce e gasóleo sobe, na próxima semana