Cidades

Lisboa reduz velocidade máxima de circulação na cidade em 10 km/h

A Avenida da Liberdade vai passar a estar cortada à circulação automóvel todos os domingos e feriados
Texto
Lisboa
Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje uma medida que vai reduzir a velocidade máxima de circulação em toda a cidade em 10 km/h. Na Avenida da Liberdade a circulação passará a ser proibida aos domingos e feriados.

Esta medida proposta pelo partido Livre, vai reduzir algumas zonas de 40 km/h para 30 km/h, outras zonas de 50 km/h para 40 km/h e ainda de 80 km/h para 70 km/h.

A proposta agora votada tem como objetivo promover a redução da dependência dos combustíveis fósseis na cidade de Lisboa e, nesse âmbito, vai reativar o programa "A Rua é Sua", alargando a outros locais da cidade e prolongando o período em vigor.

Concretamente esta ação tem agora impacto direto na "eliminação do trânsito automóvel na Avenida da Liberdade em todos os domingos e feriados (e não apenas no último domingo de cada mês)".

Foi decidido ainda que o corte do trânsito automóvel aos domingos deve ser alargado a todas as freguesias, aplicando-se a uma artéria central (ou mais) com comércio e serviços locais.

A Câmara de Lisboa vai ainda estudar a criação de um programa de eletrificação da frota de táxis da cidade; "favorecer e facilitar o teletrabalho"; a preparação de candidaturas ao programa de apoio "Edifícios mais Sustentáveis” que antecipe necessidades identificadas junto de cidadãos economicamente vulneráveis; e de uma campanha informativa que consista num guia prático com medidas de redução do desperdício energético nos edifícios e casas.

A proposta aprovada hoje defende ainda a promoção da utilização dos transportes públicos, que privilegie a articulação e harmonização a nível metropolitano, bem como a "tendencial gratuitidade"; o incentivo às formas de mobilidade suave, alargando o alcance da rede Gira, da rede de BiciParks e da rede ciclável; e o reforço dos incentivos e dos objetivos relativos às frotas partilhadas de empresas constantes do Pacto de Mobilidade Empresarial para a Cidade de Lisboa (PMEL), quer de veículos automóveis, quer de velocípedes partilhados.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias